Resultados do marcador: Eleições Presidenciais

Absolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Moro descartou a possibilidade de disputar a presidência

Desde a reeleição de Dilma, os eleitores brasileiros vão às urnas em meio a uma guerra ideológica. Será que não chegou a hora de aliviar?

Antonio Lavareda ainda negou pressão e declarou que cancelamento ocorreu por causa de mudança no contratante

“Eu serei candidato contra Bolsonaro”, foi o título da entrevista dada por Lula ao periódico francês "Paris-Match"

Ex-prefeito de São Paulo levanta os nomes de Luiza Trajano e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como os com tendência mais forte à candidatura pelo centro

Ministro continua a temer o dano que a "aventura eleitoral" pode causar à sua credibilidade, aponta coluna da "Folha"

Em entrevista na Argentina, governador afirmou que partido está maduro para conviver com sistema de escolha interno, assim como foi feito em Goiânia

O presidente do Senado afirmou que a atual aliança com o PT é circunstancial e que seu partido tem um projeto de poder. Eduardo Cunha reforçou fala de Renan

Em Goiás, a diferença de Dilma Rousseff para Aécio Neves é de apenas 3,9%

[caption id="attachment_7049" align="alignright" width="620"] Marcus Vinícius, Clara López e Juan Manuel Santos: marketing político de altíssima qualidade na Colômbia[/caption]
O publicitário goiano Marcus Vinícius Queiroz é tido e havido na Colômbia como o golden boy do marketing político-eleitoral. No primeiro turno da eleição deste ano, Marcus Vinícius trabalhou na campanha da candidata Clara López, que, mesmo com uma estrutura pequena, obteve 15,2% dos votos válidos (quase 2 milhões de votos). Um número expressivo. Quando assumiu a campanha, Clara López tinha apenas 4% das intenções de votos e ninguém, talvez nem a própria postulante, acreditava que passaria dos 6%. Entretanto, sua campanha criativa, com críticas precisas e uma agenda propositiva, passou dos 15%, surpreendendo imprensa e analistas — menos Marcus Vinícius, que, desde o início, apostou no seu potencial. A política, um fenômeno, se tornou líder nacional.
No segundo turno, que será realizado no domingo, 15, se enfrentam o presidente Juan Manuel Santos — que obteve 25,7% dos votos no primeiro turno — e o oposicionista Óscar Iván Zuluaga, que recebeu 29,3% dos votos. Impressionado com a capacidade de Clara López para atrair votos de setores que não queriam participar do pleito — na Colômbia o voto é facultativo —, Santos aproximou-se dela. O presidente e sua equipe, mesmerizados pela qualidade da campanha, pela performance nos debates e pelo marketing de Clara López, decidiram seguir pelo mesmo caminho no segundo turno. Marcus Vinícius entrou, assim, na campanha de Santos, presidente cuja meta é pacificar o país (a batalha contra a guerrilha, paramilitares e grupos do crime organizado resultou na morte de mais de 220 mil pessoas e cerca de 5 milhões de deslocados).
As pesquisas internas mostravam, na semana passada, Santos na frente do direitista Zuluaga. A campanha indica que, com Marcus Vinícius participando da reelaboração do marketing, o presidente ganhou mais empatia com o eleitorado. “As pesquisas sugerem que viramos o jogo”, disse o marqueteiro, falando da Colômbia, ao Jornal Opção.
Duda Mendonça é o marqueteiro da campanha de Zuluaga. Se Santos ganhar a eleição, Marcus Vinícius também derrota o publicitário baiano que, em 2002, ajudou a eleger Lula da Silva presidente do Brasil.