Resultados do marcador: Documento

Encontramos 9 resultados
Contestada
Deputada Silvia Waiãpi tem origem indígena contestada por documentos e familiares

Investigação publicada pelo portal UOL revela contradições na trajetória da deputada federal

Lixões precisam ser encerrados até agosto de 2024. | Foto: Agênci Brasil.
meio ambiente
Goiás gera quase 40 toneladas de resíduos sólidos por dia, aponta Semad

Goiás gera, por dia, cerca de 38,8 toneladas de resíduos sólidos, de acordo com um relatório recém-publicado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A média é de 0,0055 quilo diariamente para cada habitante.

LEIA TAMBÉM

Goiás gera 6,9 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, aponta relatório da Semad

Fim dos lixões: Semad apresenta mapas sobre gestão de resíduos em Goiás

O documento apontou ainda que 226 dos 228 municípios, que responderam o questionário enviado pela pasta, disseram que contratam empresas especializadas para fazer o descarte e em apenas dois a atribuição fica com a prefeitura. 

O tratamento dos resíduos da saúde é feito por meio de métodos, técnicas ou processos capazes de modificar as características de risco desses resíduos, com objetivo de reduzir ou eliminar os perigos de contaminação, acidentes de trabalho e impactos ambientais adversos. 

Em um questionário que admitia múltiplas respostas quanto ao procedimento utilizado, 71,1% dos 246 municípios goianos disseram utilizar a incineração em alguma etapa do tratamento. Outros 10,9% usam o aterramento e 6,9% assinalaram o uso de autoclave. 

"É importante citar que alguns municípios relataram até três destinações finais para os RSS, possivelmente baseadas na classificação dos resíduos", explica a Semad.

Monitoramento

Essas informações estão no relatório de monitoramento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers). O plano é de 2017, e estabeleceu metas e diretrizes que norteiam o trabalho da Semad nessa área. No segundo semestre de 2023, a secretaria foi a campo para acompanhar o cumprimento dos objetivos traçados e produzir um diagnóstico do Estado. 

Esse retrato foi feito com uso de fontes primárias e secundárias de dados. A primária é um questionário que foi enviado para todas as cidades de Goiás, com perguntas sobre coleta convencional, coleta seletiva, compostagem, triagem e cooperativas, entre outros tópicos. As fontes secundárias são o Ipea, IBGE, Instituto Mauro Borges e outras entidades aptas a fornecer subsídios ao relatório. 

O que são os resíduos da saúde?

GRUPO A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.

GRUPO B: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

GRUPO C: Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear-CNEN e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista.

GRUPO D: Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

GRUPO E: Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas,  lâminas de bisturi; tubos capilares; micropipetas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares.

Brasil passa a emitir novo modelo de passaporte; veja o que muda

Documento, que passou a ser temático, é considerado mais seguro

Serviço
2º via de documentos: você sabe como solicitar?

Documento pode ser solicitado em três alternativas no cartório, nos correios e online

Grilagem em Formosa: empresário foragido foi beneficiado com documento assinado por ‘morto’

Documento foi assinado em 2019, quatro anos depois da morte do dono de um terreno

Nova carteira de identidade começa a ser emitida em Goiás

Documento terá QR code para ajudar na validação e poderá ser usado em viagens no Mercosul

Entrevista histórica de Mauro Borges, o governador que garantiu a posse de Jango em 1961

Aliado a Brizola, o político goiano foi decisivo para a posse de João Goulart. Depois, em 1964, ficou contra o presidente

MP entrega ao GDF contribuições para enfrentamento da crise hídrica

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entregou ao Governo do Distrito Federal (GDF) um documento com contribuições para o enfrentamento da crise hídrica. Entre as 64 medidas sugeridas estão a ampliação do racionamento; criação de metas de redução do consumo; definição de critérios para o uso de água da chuva e reuso de água cinza (utilizada em processos residenciais, como lavagem de roupas); revisão do posicionamento sobre a dispensa de licença para a perfuração de poços; aperfeiçoamento dos critérios de concessão de outorga de água e de seu monitoramento; e a alteração do modo de plantar as compensações florestais, para que produzam florestas verdadeiras e não apenas conjuntos de árvores. Para a promotora de Justiça Marta Eliana de Oliveira, da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema), a situação é crítica, mas não deve ser enfrentada apenas com medidas emergenciais. “Deve-se também dar ênfase à necessidade de mudar definitivamente a cultura do desperdício e de evitar novas crises no futuro”.