Resultados do marcador: Doação de sangue

Campanha ocorre em meio ao mês dedicado para aumento da captação do insumo

Estoque de sangue do hospital se encontra em níveis críticos, especialmente para o tipo O negativo

Objetivo da iniciativa é estimular a doação de sangue no Brasil e reforçar os estoques dos hemocentros, que frequentemente operam em níveis críticos

Por conta do baixo estoque, as nove unidades da rede devem funcionar em horário especial durante o feriado da Semana Santa e Tiradentes

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia emitiu um apelo urgente para doadores de sangue tipo O negativo. O hospital, referência no atendimento de alta complexidade, informou que o estoque do banco de sangue está em situação crítica, com apenas três bolsas disponíveis. A insuficiência ameaça diretamente a realização de cirurgias cardiovasculares e oncológicas, além de outros procedimentos que demandam transfusões.
Segundo a instituição, o baixo número de doações nas últimas semanas comprometeu a capacidade de atendimento, levando à necessidade de mobilizar a população. "Sem uma maior captação, não conseguiremos atender os pacientes que mais necessitam", informou o hospital em nota.
As doações podem ser realizadas de segunda a quinta-feira, das 7h às 16h, e às sextas-feiras, das 7h às 15h. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg e apresentar documento de identificação com foto.
Os interessados podem entrar em contato para mais informações pelo telefone ou WhatsApp da Santa Casa: (62) 3254-4283. A equipe reforça que o ato de doar sangue é rápido, seguro e pode salvar vidas.
Situação crítica
A falta de sangue do tipo O negativo é uma preocupação constante, visto que ele é considerado universal em situações de emergência, podendo ser utilizado em pacientes de qualquer grupo sanguíneo. Além disso, por ser relativamente raro, é ainda mais desafiador manter estoques regulares.
A Santa Casa, uma das principais instituições de saúde de Goiânia, destaca a importância do engajamento da comunidade neste momento crítico. "Doar sangue é um ato de solidariedade e pode significar a diferença entre a vida e a morte para quem está em tratamento", ressaltou a direção do hospital.
Como doar
Os doadores devem comparecer à unidade de coleta, localizada na própria Santa Casa de Goiânia. Antes da doação, é recomendável estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos nas horas que antecedem a coleta e manter-se hidratado.
Requisitos básicos para doar sangue:
- Ter entre 16 e 69 anos.
- Menores de 18 anos precisam de autorização por escrito dos pais ou responsáveis.
- A primeira doação deve ser feita até os 60 anos.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, Passaporte, etc.).
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
Leia também:
Doadores de sangue e medula óssea podem ter gratuidade no transporte coletivo em Goiânia
“Doar sangue é a maior forma de amor que se pode demonstrar ao próximo”, diz presidente da AHEG

Entre janeiro e outubro, mais 550 bolsas de sangues foram utilizadas na Maternidade Dona Iris

Objetivo é alcançar os torcedores dos times goianos que disputam o Campeonato Brasileiro das Séries A a D, durante os meses de junho a dezembro deste ano, que engloba a última rodada da elite do futebol brasileiro

O Hospital das Clínicas da UFG, vinculado à Rede Ebserh, necessita com urgência de doação de sangue tipo O Negativo (O-).
A unidade está com três pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) necessitando de transfusão desse tipo sanguíneo.
O doador deve comparecer ao Banco de Sangue do HC-UFG, que fica na Primeira Avenida, S/N, Setor Leste Universitário, Goiânia.
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, sem intervalo para o almoço. Mais informações podem ser obtidas nos números (62) 3644-8179 e (62) 99108-5774.

Rede Hemo em Goiás mantém funcionamento para suprir déficit de 35% de doadores no início desse ano. Em Goiânia, Hemocentro Coordenador está aberto neste sábado, 18

Durante o feriado a necessidade aumenta devido aumento no registro de acidentes de Trânsito. De 30 bolsas necessárias, banco de sangue tem apenas duas

Estoque de sangue tem déficit de 12% e diminuição do número de doadores em dezembro. Baixa ocorre em momento de alta da demanda em decorrência do aumento no número de acidentes nas estradas

Pandemia reduziu doações pela metade em algumas regiões do País