Hemocentros vão funcionar em regime especial neste fim de ano

Estoque de sangue tem déficit de 12% e diminuição do número de doadores em dezembro. Baixa ocorre em momento de alta da demanda em decorrência do aumento no número de acidentes nas estradas

As unidades da Rede Estadual de Hemocentros de Goiânia e do Interior do Estado estarão abertas para atendimento ao público em horário especial nos dias 24 e 31 de dezembro, das 8 às 12 horas, exceto nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, datas em que não haverá expediente. A iniciativa visa garantir estoque para o fim de ano.

Segundo a diretora-técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, este é o período em que normalmente há uma diminuição no número de doadores e voluntários devido às férias. “Até hoje, temos um déficit de 12% nos estoques. Então, além da ausência de muitos doadores, neste mês há um aumento no número de acidentes nas estradas, o que consequentemente aumenta a demanda de sangue pelos hospitais”, explicou. A diretora destacou ainda sobre a dificuldade em manter os estoques de alguns grupos sanguíneos que são mais raros na população, como os de fatores negativos, além das plaquetas, que têm uma vida útil de apenas cinco dias.

Todas as unidades da Rede Hemo disponibilizam o serviço de agendamento para os doadores. O voluntário pode acessar o site agenda.hemocentro.org.br ou ligar no telefone 08006420457 para escolher o melhor dia e horário para a coleta de sangue ou para o cadastro como doador de medula óssea.

Ana Cristina enfatizou que para ser doador de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis. “Aqueles que tomaram a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas, assim como a do novo coronavírus. As pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar”, explicou a diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.