Resultados do marcador: Censo
O governo federal autorizou a contratação temporária de mais de 39 mil profissionais para atuar em dois levantamentos conduzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025 e o Censo da População em Situação de Rua.
A autorização foi publicada nesta quarta-feira, 17, no Diário Oficial da União, por meio de portaria conjunta assinada pelas ministras Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.
Ao todo, o IBGE poderá contratar 39.108 pessoas por tempo determinado, em caráter de excepcional interesse público, conforme prevê a legislação. A maior parte das vagas será destinada ao cargo de recenseador, responsável pela coleta direta de dados, com 27.330 oportunidades previstas.
As contratações atenderão a diferentes funções operacionais e técnicas necessárias à execução dos censos em todo o país. As despesas correrão à conta do orçamento do próprio IBGE, classificadas como “Outras Despesas Correntes”, e dependerão de declaração de adequação orçamentária e financeira.
O recrutamento será feito por meio de processo seletivo simplificado, com ampla divulgação. O instituto terá prazo de até seis meses para publicar o edital de abertura das inscrições. As remunerações e a duração dos contratos serão definidas pelo IBGE, conforme os parâmetros legais.
O último concurso do IBGE ocorreu em 2023, quando o governo autorizou a contratação de 8.141 temporários para pesquisas estatísticas. No ano passado, o instituto também ofertou 895 vagas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Atualmente, o IBGE mantém outro processo seletivo em andamento, com 9.580 vagas temporárias para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade.
Leia também
População goiana é a segunda que mais usa internet no Brasil, aponta IBGE
Para o defensor público-geral de Goiás, Tiago Gregório Fernandes, o censo é fundamental para a definição de prioridades de gestão
Segundo o Censo 2022, a cidade tem 114.427 habitantes, ocupando o 11º lugar entre os 246 municípios goianos e a primeira colocação na região
No Brasil, 1,1% da população se identifica com Candomblé ou Umbanda. Em Goiás, esse percentual é de 0,5%. Já em Goiânia, capital do estado, 0,7% da população se declarou adepta dessas religiões.
Mesmo com problema crônico de alagamentos, Goiânia supera a média nacional. Planaltina tem o pior índice do país em cidades com mais de 100 mil habitantes
67,5% das crianças de Goiás estão matriculadas em creches de tempo integral
A expectativa de vida em Goiás é de 73,5 anos para homens e 79,8 para mulheres. A média do Estado é de 76,6 anos
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Estimativas apontam que população brasileira poderá entrar em declínio a partir de 2042
2.657 domicílios do total de 12.401 ainda não possuem ligação com a rede central de abastecimento de água
Texto argumenta que a inclusão ajudaria a formulação de políticas públicas
Entenda as possíveis causas de existir mais pessoas com domicílio eleitoral do que moradores em dezenas de municípios do Estado
Com perspectiva econômica promissora, cidade goiana é sem dúvida um dos lugares mais vibrantes para se observar no cenário atual
Região cresceu mais que o dobro da média nacional em 12 anos, conforme dados do Censo divulgados recentemente

