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Homem relatou que 30 segundos após a decolagem houve um barulho alto e em seguida o avião caiu

O casal de produtores rurais goianos e os dois filhos, que estavam no avião que explodiu em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, seguem internados no Hospital Regional de Caraguatatuba. Segundo a Secretaria da Saúde de São Paulo, o estado de saúde de Mireylle Fries, de 41 anos, é grave.
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A mulher é a diretora financeira e administrativa do Grupo Fries - tradicional família de produtores de soja de Mineiros (GO), conhecida nacionalmente pela defesa ao meio ambiente.
O marido da empresária, Bruno Almeida Souza, de 48 anos, e os filhos, de 6 e 4 anos, têm quadro de saúde estável, sem fraturas ou ferimentos graves, segundo a pasta. Já Mireylle precisou ser submetida a um procedimento cirúrgico e chegou a ser entubada.
O quadro dela é delicado, mas ela segue respondendo bem ao tratamento e já foi extubada. A mulher deve ser transferida ainda hoje para o Hospital Sírio-Libanes, em São Paulo.
Familiares das vítimas já viajaram em outro jato particular da família para o estado paulista, a fim de acompanhar a recuperação do grupo e participar do sepultamento do piloto Paulo Seguetto, de 55 anos, que morreu na queda da aeronave.
A vítima fatal trabalhava a cerca de 10 anos para a família Fries - sendo responsável por conduzir a principal aeronave do grupo. Ele tinha quase 30 anos de experiência na aviação.

Transferência hospitalar
A família ficou ferida no acidente com um avião que ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba e explodiu na Praia do Cruzeiro na manhã da última quinta-feira, 9. Além das vítimas, outras três pessoas foram atingidas pela aeronave em solo.
A família foi inicialmente levada para a Santa Casa de Ubatuba, hospital mais próximo do local do acidente. Durante a tarde de quinta-feira, os quatro foram transferidos, por etapas, para o hospital de referência em Caraguatatuba.
O primeiro a ser transferido foi o menino, por volta das 14h. Ao longo da tarde, por volta das 18h, o pai e a menina também foram levados para o Hospital Regional. Por fim, por volta das 19h, a mãe também deu entrada na unidade em Caraguatatuba.
Segundo a Santa Casa de Ubatuba, hospital onde a família estava antes de ser transferida, o local tem suporte emergencial de UTI para estabilizar casos graves. No entanto, a transferência teve que ser realizada para que os pacientes tenham acesso a um hospital com UTI estruturada e com outras especialidades médicas para um atendimento mais completo.
Queda a aeronave
O avião ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba nesta quinta-feira e explodiu na Praia do Cruzeiro. O piloto morreu, enquanto a família foi resgatada das ferragens por populares. As vítimas estavam na cidade paulista à passeio, antes de voltar para o estado goiano para administrar a colheita de soja nas fazendas.
O aeroporto de Ubatuba tem uma pista curta, de apenas 940 m. O Cessna 525 precisa de 789 m para pouso, segundo o site da fabricante. A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricada em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
A Rede VOA informou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada. Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência e que, na ação inicial, são utilizadas técnicas específicas para realização de coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.

Família ainda podem exigir outras indenizações, por danos morais e materiais, por exemplo

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Ainda não há informações sobre o que causou a queda

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O governador Ronaldo Caiado afirmou que uma aeronave do Estado foi autorizada para fazer o translado dos corpos dos goianos que morreram em acidente aéreo em Barcelos, no Amazonas. Caiado afirmou que conversou com o governador do Amazonas, Wilson Lima, para acertar a estratégia de transporte.
Os corpos dos goianos que morreram no acidente devem ser enviados para Manaus até o fim da tarde. "É importante que os familiares das vítimas atentem-se aos procedimentos legais necessários para a liberação dos corpos. Para isso, tanto o Saeg (Serviço Aéreo do Estado de Goiás) quanto o nosso Corpo de Bombeiros estão à disposição para ajudar no que for necessário", diz.
Entre as vítimas, encontravam-se: Witter Ferreira de Faria, empresário no setor do Agronegócio; Marcos de Castro Zica, um ex-funcionário aposentado do Banco do Brasil, ambos residentes de Uruaçu; Fábio Campos Assis, um ex-servidor da Unidade Brejeiros em Uruaçu, que, à época, estava vivendo em Anápolis.
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O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) planeja divulgar nesta segunda-feira (15) o relatório final sobre o acidente que resultou na morte de Marília Mendonça e outras quatro pessoas. A conclusão das investigações foi anunciada pela Força Aérea Brasileira (FAB) na última sexta-feira (12).
Inicialmente, as informações serão compartilhadas com os familiares das vítimas. Posteriormente, o Cenipa disponibilizará os detalhes ao público, com o objetivo de promover amplo acesso e transparência das informações investigadas por este órgão para toda a sociedade.
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Uma das principais questões abordadas pelo relatório é se houve ou não falha mecânica na aeronave, conforme informado pela Polícia Civil de Minas Gerais. O horário exato de divulgação do documento ainda não foi divulgado.
O acidente
No dia 5 de novembro de 2021, a aeronave que transportava a equipe da cantora caiu em Piedade de Caratinga, na Região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Tratava-se de um bimotor Beech Aircraft, da PEC Táxi Aéreo, de Goiás, prefixo PT-ONJ, com capacidade para seis passageiros.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava em situação regular e tinha autorização para fazer táxi aéreo. Ele decolou do Aeródromo Santa Genoveva, em Goiânia (GO), às 16h02min. O grupo voava em direção à cidade de Caratinga, onde a artista faria um show naquela noite.
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Além de Marília Mendonça, morreram Geraldo Medeiros (piloto), Tarciso Viana (copiloto), Henrique Ribeiro (produtor) e Abicieli Silveira Dias Filho (tio e assessor da artista). A cantora partiu aos 26 anos, no auge da carreira, deixando o pequeno filho Leo.
Os cinco ocupantes da aeronave foram vítimas de politraumatismo contuso, de acordo com o médico-legista Thales Bittencourt de Barcelos. As mortes aconteceram depois que todos já estavam no chão.
Investigações
Um ano após o acidente, a Polícia Civil de Minas Gerais divulgou conclusões disponíveis até aquele momento: o piloto da aeronave não seguiu o padrão de pouso do aeródromo.
De acordo com a instituição, ele fez a aproximação pelo lado correto, mas "se afastou muito" do local recomendado e saiu da zona de proteção. Uma das hipóteses é que Medeiros tentou fazer um pouso "mais suave".
As investigações apontaram ainda que a aeronave estava voando baixo e bateu em um cabo de uma torre de distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Com a tensão, o cabo de aço se enrolou no motor esquerdo da aeronave e fez com que ele se desprendesse no ar.

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O número de vítimas ainda não foi divulgado pela Administração Chinesa de Aviação Civil

Corpo de Bombeiro Militar atendeu a ocorrência. Duas pessoas foram resgatadas e levadas para o hospital municipal da cidade.