*Wellington Paranhos

Goiânia tem registrado, nos últimos dois anos, substancial queda nos índices de criminalidade, em razão de ações efetivas no combate à criminalidade das forças de segurança. Tanto é que a Capital é considerada a 5ª cidade mais segura do país com população maior que 1 milhão de habitantes, como aponta o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do País.

Como instituição que vê a segurança pública como garantia da proteção aos direitos individuais do cidadão, sobretudo pelo direito de ir e vir, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) tem contribuído para a manutenção da paz social na Capital.

A corporação tem entre as suas competências atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais, de acordo com a Lei nº 13.022 de 2014, que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

A legitimação do papel das Guardas foi reforçada com a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que incluiu as corporações no rol dos órgãos que dele fazem parte como integrantes estratégicos, para a preservação da ordem pública da União, Distrito Federal, Estados e municípios.

Conforme relatório do Sistema Integrado de Informações e Atendimentos da GCM de Goiânia (Siiagg), de janeiro de 2021 a julho de 2023, foram executados mais de 512 mil atendimentos de ocorrências proativas, realizadas espontaneamente pelas equipes, que envolvem monitoramentos, patrulhamentos, visitas comunitárias, orientações e assistências aos cidadãos, e reativas, resultantes de flagrantes delitos, denúncias, ordens de serviços, operações integradas, crimes contra o patrimônio público e privado e crimes contra a pessoa e contra a vida.

Nas nossas ações, empregamos a maioria dos 1,2 mil agentes da GCM no trabalho operacional diário, com mais de 80 viaturas, em atendimento à população nas sete unidades do comando regional e grupamentos especiais e vias de Goiânia. Destaco o trabalho eficiente da nossa força de elite, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e o Grupo de Operações com Cães. Temos também programas importantes como o Patrulha Mulher Mais Segura, que assiste mulheres com medida protetiva, e ainda o Programa Anjos da Guarda, que atua na prevenção do uso de drogas e de violência para proteção da infância, além de fomentar a participação e sensibilizar a comunidade em geral para os cuidados com as crianças.

O fortalecimento da nossa Guarda se dá pelo compromisso do prefeito Rogério, que tem um olhar especial para com a nossa categoria desde que assumiu a gestão do município, em janeiro de 2021. Os investimentos da atual gestão permitem à GCM exercer o seu papel para a garantia da ordem nos espaços públicos de Goiânia, levando tranquilidade às famílias goianienses.

Wellington Paranhos é Comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia