União Brasil age para tirar Luciano Bivar da presidência do partido
23 agosto 2023 às 11h54
COMPARTILHAR
Dois destacados líderes do União Brasil estão atualmente envolvidos em um conflito: o deputado Luciano Bivar (PE), atual presidente do partido, e ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e secretário-geral da agremiação. O jornal O Globo explica que a disputa teve início quando Bivar interferiu no diretório do Amazonas e, de maneira unilateral, convocou uma convenção estadual na tentativa de eleger líderes alinhados com ele.
A situação foi detalhada pela publicação após a divulgação de uma carta, assinada por sete dos dez membros do diretório nacional da legenda, incluindo o governador de Goiás Ronaldo Caiado com críticas à atuação de Bivar. Nela, os oposicionistas ainda articulam para impedir que Bivar se reeleja no ano que vem.
Além de Caiado e de ACM, assinaram a nota: Professora Dorinha Seabra (senadora por Tocantins), Mendonça Filho (deputado federal por Pernambuco), Davi Alcolumbre (senador pelo Amapá e ex-presidente do Senado), José Agripino Maia (ex-senador) e Bruno Reis, prefeito de Salvador. Desde a sua fundação, a legenda tem enfrentado divergências internas. Esse grupo dentro do União Brasil se mobiliza para evitar a reeleição de Bivar como líder do partido, mas ainda não há consenso sobre quem o substituiria.