A criação de mais uma pasta na Esplanada dos Ministérios ganha força no governo federal. Seria o 38º ministério. Agora, o presidente do Sebrae, Décio Lima, defendeu publicamente que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) crie o Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

Décio Lima foi candidato pelo PT no ano passado a governador de Santa Catarina, mas perdeu a eleição. A ideia de criação de mais uma pasta passou a ser ventilada em Brasília. É que o presidente Lula, neste momento, negocia com o Centrão a reforma ministerial e, assim, conseguir selar a entrada definitiva de parlamentares mais fisiológicos à base do governo no Congresso Nacional.

Para efeito de comparação, atualmente, o governo Lula conta com 37 ministérios. Esse número supera a quantidade do governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que possui 23. Isto significa um aumento de 60%.

Super governo

Os números desses ministérios no governo petista são maiores do que a quantidade existente nos governos de Cuba e Venezuela. Esses países são comandados por líderes simpatizantes do PT. 

Leia também:
Membro do centrão ensina Lula a conquistar governabilidade
Por base no Congresso, PT admite ceder espaço ao Centrão no governo