Após renúncia de Gilvane Felipe, João Aquino assume Cidadania interinamente em Goiás
27 dezembro 2023 às 16h30
COMPARTILHAR
O diretório estadual do Cidadania em Goiás nomeou, nesta quarta-feira, 27, um novo presidente após a renúncia de Gilvane Felipe. A Presidência da Comissão Executiva Provisória passa ao comando interino de João Aquino Batista, que era secretário-geral da legenda no Estado.
Batista, por meio de nota, informou que seguirá as diretrizes estabelecidas pela federação formada pelo Cidadania e PSDB. Segundo ele, a prioridade será a formatação de chapas para as eleições municipais de 2024. “Sempre respeitando o princípio da equidade de ambas as agremiações”, enfatizou.
A decisão dos tucanos em lançar candidatura majoritária em Goiânia foi um dos motivos justificados por Gilvane para renunciar. Publicamente, ele defendia o apoio a pré-candidatura da deputado federal Adriana Accorsi (PT).
Apoios
O deputado federal Rubens Otoni e o deputado estadual Mauro Rubens, ambos do PT, divulgaram notas de apoio a atitude de Gilvane. “Gilvane se coloca acima de interesses corporativos e, com coragem, age mais uma vez com coerência ao defender a aliança dos setores democráticos e progressistas”, escreveu Mauro Rubens, em comunicado divulgado nesta quarta.
Rubens Otoni, nessa terça-feira, 26, escreveu: “Em momentos decisivos da história recente do nosso País, Gilvane demonstrou elevado espírito democrático ao assumir posições claras à favor da democracia brasileira”.
Nota do Cidadania em Goiás, na íntegra
Considerando a renúncia de Gilvane Felipe à presidência estadual do Cidadania e para que não haja um vácuo no comando do partido, sendo eu o Secretário-Geral estadual, caberá a mim assumir a partir desta data, interinamente, a presidência da Comissão Executiva Provisória do Cidadania de Goiás, com o objetivo de continuar as articulações políticas em conjunto com o nosso parceiro de Federação, o PSDB, para formatarmos chapas visando às eleições municipais de 2024, sempre respeitando o princípio da equidade de ambas as agremiações. Conclamo aos membros da direção estadual do Cidadania que mantenham o foco nas obrigações estatutárias que a Federação com o PSDB impõe aos dois partidos e que atuem coerentemente com a situação particular de cada município. A luta continua, sempre.
Goiânia, 27 de Dezembro de 2023.
João Aquino Batista
Presidente interino do Partido Cidadania em Goiás.
Nota de Mauro Rubens, na íntegra
Manifesto todo meu apoio e respeito ao ex-presidente do Cidadania (GO), Gilvane Felipe, por sua renúncia à Presidência do partido, manifestada no dia 26/12/2023.
Gilvane se coloca acima de interesses corporativos e, com coragem, age mais uma vez com coerência ao defender a aliança dos setores democráticos e progressistas.
Sendo assim, renovo meus votos de respeito e admiração pela postura politicamente madura e com o compromisso democrático assumido por Gilvane nessa decisão difícil mas acertada.
Dep. Mauro Rubem – Líder do PT na Alego
Nota de Rubens Otoni, na íntegra
Manifesto minha solidariedade ao ex-presidente do Cidadania (GO), Gilvane Felipe, por ocasião de sua renúncia à Presidência do Partido, oficializada nesta terça-feira, 26/12/2023.
Em momentos decisivos da história recente do nosso país, Gilvane demonstrou elevado espírito democrático ao assumir posições claras à favor da democracia brasileira. Na circunstância atual age mais uma vez com coragem e coerência ao defender a aliança dos setores democráticos e progressistas, essencial para o avanço democrático no processo político que se inicia em 2024.
Em reconhecimento à postura democrata e assertiva do Ex-Presidente Gilvane, reitero minha total solidariedade bem como meu apoio às suas iniciativas em defesa da democracia e da construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária!
Leia também: Rubens Otoni se solidariza com Gilvane Felipe após saída da direção do Cidadania
Gilvane Felipe renuncia à presidência estadual do Cidadania