Comitiva liderada por Daniel Vilela apresenta Aparecida a investidores chineses
12 junho 2023 às 18h29
COMPARTILHAR
Em busca de parcerias e investimentos que possam contribuir para o desenvolvimento de Aparecida de Goiânia, os secretários municipais de Indústria e Comércio, Felismar Martins, da Fazenda, Einstein Paniago, e o deputado estadual Veter Martins fazem parte da comitiva goiana liderada pelo vice-governador Daniel Vilela, durante sua visita à China.
Os representantes de Aparecida de Goiânia participam de encontros e rodadas de negócios com várias empresas, ressaltando as potencialidades e as condições favoráveis que a cidade oferece para novos investidores. No primeiro compromisso do dia, a comitiva se reuniu com a diretoria da Beijing Energy Group, uma das maiores empresas de geração de energia no mundo.
“Estamos aqui apresentando aos senhores as nossas potencialidades porque temos interesse em ser o primeiro estado brasileiro a receber os investimentos da Beijing Energy Group para uma área tão importante e estratégica para o desenvolvimento de Goiás”, disse o vice-governador Daniel Vilela aos dirigentes Guoxi Liu, Yichau Liu, Geng Jia e Xiaoxuan An.
“Temos recebido investimentos chineses em áreas como mineração e produção de placas solares. Agora, estamos aqui em busca de mais parcerias”, acrescentou o vice-governador, que elencou as vantagens de se apostar em Goiás para aplicação de investimentos. “O estado ocupa localização estratégica, próxima à Brasília (DF), a capital federal. Temos o sétimo maior parque industrial do país e somos referência nacional na produção de grãos”, completou.
Aparecida se destaca por sua localização geográfica privilegiada no Centro-Oeste brasileiro. Situada às margens da BR-153, a cidade possui uma infraestrutura logística que favorece o escoamento da produção tanto de grandes empresas nacionais quanto de multinacionais. Além disso, a administração municipal incentiva o setor produtivo por meio de políticas públicas que estimulam a geração de emprego e renda.
Na renomada Tsinghua University, localizada em Pequim, que é uma das melhores universidades do mundo e uma referência em inovação, os representantes tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas voltadas para o meio ambiente e iniciaram tratativas para estabelecer parcerias. Por meio do uso de tecnologia, essas parcerias visam aprimorar a qualidade de vida em grandes centros urbanos.
“Trata-se de um complexo moderno que abriga muitas startups. Conhecemos bons trabalhos nas áreas de tratamento de lixo, energia renovável, reciclagem e limpeza urbana. Colocamos, inclusive, o diretor do Campus Aparecida da Universidade Federal de Goiás, Professor Júlio César, para conversar com os pró-reitores chineses para estudar um temo de cooperação em pesquisa e permutas em tecnologias que podem favorecer nossa cidade”, afirma Einstein Paniago, secretário da Fazenda.
A comitiva aparecidense também se reuniu com o Embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão. “Apresentamos os índices que apontam para o crescimento econômico de nossa cidade, destacamos os investimentos em infraestrutura e frisamos que Aparecida é uma cidade competitiva com forte vocação para o setor industrial graças aos diversos polos”, pontua Felismar Martins.
Nesta segunda-feira, 12, a comitiva de Goiás participará de um jantar com empresários da China. Durante o encontro, os representantes de Aparecida reafirmarão o compromisso da cidade em receber novos investidores. A chegada de novas empresas tem um impacto positivo na arrecadação, criando oportunidades de emprego e aumentando a renda da população.
“Estamos iniciando essa missão e nos próximos dias vamos conhecer várias empresas e modelos de negócios que podem ser replicados em Aparecida. Os chineses, que são competitivos, estão encantados com os números da cidade e, sobretudo, com o desenvolvimento industrial”, destaca o deputado estadual Veter Martins sobre as primeiras reuniões.
Na terça-feira, 13, o vice-governador terá reuniões também em Pequim para tratar de possíveis investimentos chineses em setores como ferrovia, logística e infraestrutura. A partir do dia 14 de junho, a comitiva desembarca em Zhengzhou, capital da Província de Henan, considerada importante centro da rede de transporte chinesa.