O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Seds), realizou nesta quarta-feira, 31, no Centro Pop Anápolis, a sexta edição do Dignidade na Rua, ação do Goiás Social com oferta de dezenas de atendimentos e serviços à população em situação de rua. A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura de Anápolis, que contribuiu com aplicação de vacinas, inscrições no CadÚnico, assistência social do Cras e do Creas, além de café da manhã, lanche, corte de cabelo, entre outros.

O evento ocorre em parceria com as secretarias de Estado da Saúde (SES), da Retomada, de Segurança Pública (SSP), da Indústria e do Comércio (SIC), o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Defensoria Pública do Estado de Goiás, Ministério Público do Estado de Goiás, e Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO).

Em parceria com a SSP, a Seds disponibilizou a confecção de segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito, e carteira de identidade, além de emissão do Passaporte da Pessoa Idosa e Carteira de Identificação do Autista. A OVG distribuiu cadeiras de rodas e kits do bebê para gestantes.

Equipes da Secretaria de Saúde participaram com entrega e aplicação de vacinas. O público também teve acesso a oportunidades de emprego e inscrições em cursos de capacitação via Colégio Tecnológico (Cotec), ambos ofertados pela Secretaria da Retomada. A OAB, a DPE-GO e o Tribunal de Justiça ofereceram atendimento jurídico à população. O Ministério Público levou o serviço de identificação e localização de pessoas desaparecidas.

A superintendente de Direitos Humanos da Seds, Ana Luísa Freire, explica que o programa permite que pessoas em situação de rua deixem essa condição. “As pessoas acolhidas pelos mais de 25 serviços não são só atendidas, mas acompanhadas, e talvez este seja o grande diferencial da iniciativa do Governo de Goiás”, explica. E ressalta a importância do apoio dos municípios. “A parceria com os municípios é essencial, pois sabemos que o acompanhamento é feito pelas entidades municipais”, finaliza ela.

Primeira-dama de Anápolis, a deputada estadual Vivian Naves participou da abertura do evento e destacou a parceria entre prefeitura e governo estadual. “Quero ressaltar a importância desta iniciativa, com benefícios e serviços para a nossa população em situação de rua. É preciso agradecer ao governador Ronaldo Caiado e à primeira-dama Gracinha Caiado, que enviaram equipes para realizar os atendimentos”, frisou Vivian.