A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) recebeu, nesta semana, dez novos drones, adquiridos pelo Governo de Goiás para ampliar a fiscalização ambiental. Os equipamentos, com investimento no valor de R$ 134 mil, serão utilizados para vistoriar locais de difícil acesso e fazer levantamento de áreas monitoradas a partir de fotografias aéreas.

A pasta passa a contar, a partir de então, com cerca de 25 drones em atividade. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, os equipamentos permitirão uma visão mais ampla do local monitorado, para realização de mapeamento fotogramétrico, imagens atualizadas de terrenos e dados altimétricos mais precisos. “Os drones também auxiliam no monitoramento e na segurança dos parques estaduais e na inspeção de barragens”, ressalta.

Gerente de monitoramento ambiental da Semad, Murilo Cardoso explica que a secretaria prioriza drones de porte pequeno o suficiente para serem portáveis, ou seja: para facilitar a locomoção de analistas e fiscais. “Temos modelos DJI Mavic Mini 2, DJI Mavic 2 PRO, DJI Mavic 3 e DJI Mavic Air 2S. Todos com tecnologia de ponta e prontos para todo tipo de mapeamento em campo”, pontua.

Autocomposição ambiental

Os equipamentos foram adquiridos pela pasta por meio de um processo chamado autocomposição ambiental, no qual litígios são analisados e resolvidos por meio de acordo. Trata-se de um procedimento estimulado pela Semad, com o objetivo de estabelecer canais de diálogo e abrir possibilidades para que demandas sejam solucionadas sem necessidade de acionamento da Justiça. 

Nesses casos, não é necessária a participação de um advogado. As audiências são presididas por um facilitador em contato direto com o autuado, que poderá requerer a conversão da sua multa até a inscrição do débito na dívida ativa.

Conforme o Executivo goiano, além de drones, a Semad também já utilizou recursos oriundos da autocomposição para adquirir câmeras de ação GoPro, que são utilizadas de forma acopladas aos uniformes dos fiscais para segurança e produção de imagens ilustrativas para relatórios, computadores de alto desempenho e TVs.