Feira Goiás Feito à Mão fortalece e resgata a cultura do artesanato no estado
14 março 2023 às 16h10
COMPARTILHAR
O Governo de Goiás promove no próximo final de semana, 18 e 19, na Praça Cívica, em Goiânia a segunda edição da Feira de Artesanato e Economia Criativa Goiás Feito à Mão. A visitação é gratuita e ocorre no sábado, das 9h às 16h, e no domingo, Dia do Artesão, das 8h às 12h. Somente em 2022, o número de artesãos mais que dobrou de janeiro a agosto no Estado. Em Goiás, já são mais de 10 mil trabalhadores cadastrados na plataforma do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiros (Sicab).
No Brasil, o setor movimenta em torno de R$ 100 bilhões por ano – cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país – gerados pelos cerca de 8,5 milhões de artesãos espalhados por todos os estados. Grande parte são mulheres que encontram no ofício o principal meio de sustento de suas famílias.
A artesã Maria do Cerrado, vice-presidente da Cooperativa dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago), vai participar da feira. Ela produz biojoias com materiais colhidos no Cerrado. A artesã avalia que participar de uma feira exclusivamente voltada para o artesanato vai além do simples comércio.
“Vários de nossos cooperados vão expor na feira com trabalhos como esculturas em cerâmica, em madeira, com as tradicionais biojoias de fibras naturais e produtos que remetem às cidades e ao turismo de nosso estado. Ter uma feira voltada para o artesanato, exatamente no dia do artesão, é algo muito significativo para nós. Além expectativa de boas vendas, há também a expectativa de valorização do trabalhador do artesanato”, disse a artesã.
Além de 35 estandes com estrutura coberta e com exposição e venda de trabalhos artesanais, o público poderá assistir a atrações culturais e aproveitar a praça de alimentação e o espaço para crianças, com gibiteca e brinquedos infláveis. Também serão expostos trabalhos da Associação dos Artistas e Artesãos de Alexânia (Aama), e diversos artesãos que receberam incentivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).