O concurso que vai eleger o melhor boteco de Goiás em 2023 vai até 7 de maio, com 59 estabelecimentos do circuito Goiás (Goiânia e Aparecida de Goiânia) participando do Comida di Buteco. A cada dois anos, a organização lança aos participantes o desafio de trabalharem com uma temática para a criação dos petiscos.

A edição deste ano trouxe um tema que remonta aos primórdios da história da humanidade: Ervas e Especiarias – que são utilizadas nas cozinhas de todo o País, aceitam apropriações regionais e possuem uma ampla variedade, permitindo que os botecos possam explorar e abusar da criatividade. Em 2023, os petiscos terão preço fixo de R$ 30,00 e o anúncio do campeão será no dia 23 de maio, em local a confirmar.

Premiação

O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Boteco de cada circuito e não o melhor petisco. Público e jurados visitam os estabelecimentos para votar em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco.

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.  A cada edição, 20% dos botecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, quando a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os vencedores para que seja eleito, então, o melhor boteco do Brasil. Em julho, numa festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

Transformação

Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, o Comida di Buteco segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos botecos participantes e promovendo desenvolvimento sócioeconômico.

Em 2022, o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance:

• +9 milhões pessoas impactadas diretamente nos botecos
• 900 mil votos
• 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso
• 10 milhões de alcance nas redes sociais
• 9 milhões de pageviews no site
• Mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do nosso ecossistema
• 100 mil turistas presentes nos circuitos
• + de 8 mil empregos gerados

Perfis

Com o foco de ‘transformar vidas’, o concurso tem como perfil de botecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes nem franquias. Todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange: o “buteco”, que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como fontes financiadoras.

Também estão inseridos o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do boteco – gera empregos, impostos, turismo; e abrange grandes parceiros, mídia, jornalismo, influenciadores e, finalmente, o público, que visita e vota nos botecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca, de forma poderosa, toda a cadeia na qual o boteco está inserido.