Nesta quinta-feira, 23, a Big Band Basileu França promove o concerto “Do Jazz ao Pop”. Com entrada gratuita ao público, sem a necessidade de retirada de ingressos, a apresentação tem início às 20h, no Centro Cultural da UFG, no setor Leste Universitário, em Goiânia.

Segundo o maestro Marcos Lincoln, o concerto mostra a versatilidade com a qual a Big Band pode atuar, extrapolando os ritmos musicais, indo dos mais tradicionais à adição da música latina e pop internacional. “Com certeza é bem-vindo e bastante apreciado em todos os lugares”, afirma.

Por definição, as Big Bands são grupos grandes de execução de música popular, compostas de 10 a 20 integrantes. Essa formação é bastante apreciada no mundo todo, justamente por ser enérgica e trazer uma sonoridade bem característica, com a união dos sopros, percussão e instrumentos eletrônicos como (guitarra, baixo e piano).

Sobre o grupo

A Big Band Basileu França foi criada com o intuito de fomentar o estudo da música popular na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás e gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

A partir de 2018, a formação foi implementada, sendo composta pelos seguintes instrumentos: flauta, saxofone, trompete, trombone, base completa e voz. A faixa etária dos alunos é de 14 a 26 anos, e o ingresso por meio de audição, com regras estabelecidas por editais, que são lançados a cada semestre.