Com patrocínio milionário de ditador, Beija-Flor é campeã do carnaval carioca

Alexandre Parrode

Passe Livre Estudantil será mantido e ampliado

O reajuste da passagem do transporte coletivo em Goiânia tem gerado polêmica desde que foi anunciado no dia 13 deste mês.

Apesar de especulações sobre a possibilidade do reajuste afetar o programa Passe Livre Estudantil (PLE), o secretário de Governo, Henrique Tibúrcio, informou que o benefício está mantido.

“O acesso ao Passe Livre nada tem a ver com o reajuste da passagem. Haverá um impacto financeiro para o governo estadual, é claro, mas os estudantes continuarão recebendo o crédito”, enfatizou.

Tibúrcio informou, ainda, que o governador Marconi Perillo (PSDB) quer ampliar o programa a Anápolis e Catalão neste ano. Proposta foi compromisso de campanha da reeleição do tucano em 2014.

Elias Vaz diz que Vanderlan fica no PSB e quer Paço

“Menino dos olhos” da política goianiense atual, Vanderlan Cardoso não deverá sair do PSB. É o que diz o vereador Elias Vaz. De acordo com o pessebista, mesmo flertando com PSDB e PMDB, o ex-prefeito de Senador Canedo não tem planos de deixar a legenda socialista.

“Não há nenhuma possibilidade de ele sair do partido. Ele mesmo me falou isso”, alega o vereador. No entanto, vacinado no quesito “terceira via”, Vanderlan quer compor alianças para não ser candidato nanico, caso saia candidato à Prefeitura de Goiânia.

Quem quiser compor com Vanderlan terá que “se aliar”. Ou seja, aceitar ser vice do PSB.

O único partido com o qual Elias Vaz diz não querer papo é o PT. “Quem caminhar com eles já perdeu. A administração de Paulo Garcia é negativa para qualquer candidatura”, arrematou.

Com patrocínio milionário de ditador, Beija-Flor é campeã do carnaval carioca

Homenagem à ditadura: Beija-Flor e o tirano Teodoro Obiang | Fotos: Embaixada Guine Equatorial e Marco Antonio Cavalcanti/Riotur

A Beija-Flor de Nilópolis surpreendeu mais uma vez e foi consagrada campeã do carnaval carioca de 2015. Alegria e sentimento de dever cumprido na Baixada Fluminense, não fosse a enorme polêmica em que a escola se envolveu. Com o enredo  “Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade”, a Beija-Flor teria recebido uma bagatela de R$ 10 milhões do ditador da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo — que está no poder há 35 anos e foi eleito pela Forbes um dos homens mais ricos do mundo — para homenagear o País, que figura na lista dos mais miseráveis do planeta.

Tentando evitar que a imagem da agremiação fosse ligada a uma das ditaduras mais sangrentas do planeta, a escola teria feito referência à Africa e só falou diretamente da Guiné Equatorial em duas passagens do samba. Oficialmente, “apenas” R$ 5 milhões teriam sido recebidos.

O embaixador da Guiné Equatorial no Brasil desfilou em um dos carros da escola, enquanto o vice-­presidente e filho do ditador, Teodoro Obiang Mangue, dançava e cantava o samba enredo acompanhado de membros do governo. De acordo com informações de quem esteve na Sapucaí, ele ficou em um camarote particular com cerca de 50 convidados.

Com essa vitória, a Beija-Flor conquista o 13º título do grupo especial do carnaval carioca e continua sendo a maior campeã da era do Sambódromo.

O intérprete oficial da escola, Neguinho da Beija-Flor, debochou da polêmica e chegou a sugerir que as pessoas deveriam “agradecer” a contravenção, pois foi ela que “organizou” o carnaval, considerado, hoje, como “o maior espetáculo audiovisual do planeta”.

Caiado e iristas querem manter aliança PMDB-DEM em 2016

Iristas começam a fomentar aliança anti-PT: Caiado é prioridade | Foto: Divulgação

Iristas começam a fomentar aliança anti-PT: Caiado é prioridade | Foto: Divulgação

O senador Ronaldo Caiado (DEM) esteve em Goiânia na última quinta-feira, 19, e se reuniu com peemedebistas na casa do ex-governador Iris Rezende para discutir estratégias e alianças para as próximas eleições.

Estiveram presentes, além do democrata, os deputados estaduais Ernesto Roller, Bruno Peixoto, José Nelto e Adib Elias, o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano, o presidente regional do PMDB, Samuel Belchior, a ex-deputada federal Dona Iris, além do próprio Iris Rezende.

No encontro, os iristas deixaram claro que querem manter a aliança com o senador nas próximas eleições. Roller chegou a mandar recado ao PT, afirmando que Caiado é o aliado preferencial do PMDB e que “os demais partidos que concordarem com isso serão bem-vindos”. Friboisistas — que defendem aliança aos moldes do Governo Federal — discordam veementemente.

Assembleia e Câmara iniciam nova legislatura

A Assembleia Legislativa de Goiás e a Câmara Municipal de Goiânia deram início oficial aos trabalhos da nova legislatura na última quinta-feira, 19.

Como quase tudo no Brasil, as Casas de Leis goianas só “voltaram a funcionar” no pós-carnaval. No entanto, ambas as sessões solenes foram mornas e não muito produtivas.

Na Alego, destaque para mais um discurso caloroso da oposição contra a administração do governador Marconi Perillo (PSDB), feito pelo petista Luis Cesar Bueno.

Já na Câmara, debate girou em torno do veto do prefeito Paulo Garcia (PT) à data-base dos servidores municipais — que deverá ser derrubado, caso base não apresente alternativa.

Autorizada operação da Norte-Sul em Goiás

A Agência Nacional de Trans­portes Terrestres (ANTT) liberou na última quarta-feira, 18, a  operação comercial da Ferrovia Norte-Sul no trecho entre Anápolis (GO) e Gurupi (TO).

Ao todo, são aproximadamente 500 quilômetros de ferrovia. A resolução nº 4596 divulgada no último dia 11, foi publicada no Diário Oficial e já está em vigor.

De acordo com o texto, a autorização é para transporte de cargas com velocidade máxima dos trens de 40 quilômetros por hora. O trecho é operado pela empresa Valec.

Após 27 anos desde seu lançamento, a Norte-Sul foi finalizada em maio do ano passado e inaugurada pela presidente Dilma Rousseff (PT) ao lado do governador Marconi Perillo (PSDB). O trecho — que ainda não está finalizado — ligará Anápolis a Palmas, capital do Tocantins.

Deixe um comentário