Sem feriado prolongado, Caldas Country tem policiamento reduzido e expectativa de menos turistas
14 novembro 2014 às 11h30

COMPARTILHAR
Apesar de menor número de policiais em comparação com ano passado, comandante garante que será suficiente para manter bom andamento do evento. Prefeitura, Estado e polícias apresentaram ações

Um dos eventos mais movimentados do calendário de festas do Estado, o Caldas Country tem início neste fim de semana, em Caldas Novas. Durante os dois dias de shows, diversos expoentes da música Sertaneja – e até mesmo da música eletrônica, como o DJ belga Yvesv – subirão ao palco do esperado evento. Como todos os anos, uma grande quantidade de turistas é esperada na Cidade das Águas Quentes e, para garantir o bom andamento da atração e também a segurança dos moradores e visitantes, uma série de ações conjuntas começam a ser executadas a partir desta sexta-feira (14/11)
A prefeitura, em parceria com as polícias Militar e Civil, bem como com o Governo do Estado, divulgou, na tarde da última quinta (13), em reunião no gabinete do prefeito Evandro Magal (PP), os detalhes do planejamento para o Caldas Country deste ano. Durante a reunião de trabalho, as autoridades definiram como os órgãos públicos atuarão de forma conjunta durante o fim de semana. De acordo com a administração local, todos os serviços foram reforçados para recepcionar “com qualidade” os milhares de turistas que visitam o município nesta época do ano.

O prefeito informou que as secretarias municipais irão trabalhar em parceria para garantir total eficiência na prestação dos serviços públicos para moradores e turistas. “Todos os nossos departamentos e secretarias foram convocadas para realizar plantão. Esse é um evento de grande porte que a cidade recebe todos os anos, e nós estamos preparados para isso, porque realizamos um planejamento detalhado desde o início do ano”, assegurou ele.
Durante a reunião, foi anunciado que a prefeitura reforçou o estoque de medicamentos das unidades de saúde e da farmácia municipal, e também preparou uma escala especial de trabalho para os médicos, enfermeiros e servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalhará em regime de plantão. O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) também contará com uma escala especial de serviços para os paramédicos e socorristas.
Policiamento

A Polícia Militar realizará bloqueios em todas as entradas da cidade, com o objetivo de impedir a entrada de armas e drogas, relatou o Comandante da Polícia Militar Tenente Coronel Wesley Siqueira Borges. Na área urbana, será intensificado o policiamento, aumentado o número de abordagens, com a presença ostensiva das forças policias. O objetivo da ação não é inibir a diversão das pessoas: “a Polícia Militar realizará abordagens com máximo de profissionalismo e educação, recebendo bem os nossos turistas. Queremos impedir a ação dos criminosos, evitando danos para a sociedade”
Ao Jornal Opção Online o comandante afirmou que o número de polícias militares foi reduzido em relação ao ano passado. No entanto, os 3 mil homens que já estão a postos na cidade serão suficientes para manter o bom andamento do evento e a segurança dos cidadãos. “O efetivo é menor, mas com maior eficiência. Os policiais trabalharão 24 horas por dia – divididos em turnos”, explica. De acordo com ele, foram aumentadas as barreiras policiais, por meio da Policia Rodoviaria Estadual, e novidades também serão implantadas: “o sistema Detector – um radar fixo – vai identificar automaticamente veículos roubados e com documentação irregular”.
Outra novidade promovida pela PM é o número de blitze Balada Responsável, que será incrementado. “No ano passado, nós tivemos dois pontos ao mesmo tempo. Neste ano, serão cinco blitze ocorrendo em toda a cidade ao mesmo tempo”, relata o Tenente Coronel. “Esperamos uma redução de 30% de ocorrências reativas [crimes contra o patrimônio e a pessoa] em relação ao último ano. O evento deve correr sem maiores problemas”, finaliza ele.
Segundo Siqueira, um dos motivos para que o efetivo tenha sido reduzido é justamente a expectativa de um movimento menor. “Até agora, temos a informação de que apenas 60% das vagas de hoteis da cidade foram preenchidas”, justificou.
Já o titular da 6ª Delegacia Regional da Polícia Cívil, delegado Ricardo Torres Chueire, que vai comandar as ações durante o evento na cidade, explicou ao Jornal Opção Online que um dos focos será agilizar o trabalho da PM. “Trabalharemos para garantir que os policiais militares, ao conduzirem detidos às delegacias, possam voltar o mais rápido possível à ativa”, explicou. No entanto, a PC tem sua linha própria de ação: “também trabalharemos independentemente, desenvolvendo, inclusive, ações de investigação. Teremos um delegado e esquipes operacionais que vão trabalhar em campo (nas ruas), especialmente dedicados a investigar o narcotráfico e outros crimes graves”, relatou ele.
O delegado adiantou que serão dois delegados de plantão nesta sexta (14) e no domingo (16), mas que, no sábado (15) – dia de maior fluxo -, o efetivo contará com quatro, sendo três no prédio da delegacia e um realizando o trabalho de campo. “Esperamos um evento tranquilo, principalmente porque o feriado não é prolongado, como no último ano, que, além dos foliões do festival, outros turistas vieram à cidade para descansar”, finalizou Chueire.
Limpeza
A prefeitura de Caldas Novas confirmou que irá reforçar os serviços de limpeza urbana durante o evento. A Secretaria Municipal de Ação Urbana organizou uma operação para o Caldas Country, que contará com equipes trabalhando em horários alternativos. “Todos vão encontrar uma cidade limpa, organizada, e muito bem cuidada. A Cidade da Família está preparada para esse grande evento, que gera emprego e renda, e movimenta nossa economia”, declarou o prefeito Evandro Magal.