Sem feriado prolongado, Caldas Country tem policiamento reduzido e expectativa de menos turistas

Apesar de menor número de policiais em comparação com ano passado, comandante garante que será suficiente para manter bom andamento do evento. Prefeitura, Estado e polícias apresentaram ações

Foto: reprodução / Facebook oficial Caldas Country

Foto: reprodução / Facebook oficial Caldas Country

Um dos eventos mais movimentados do calendário de festas do Estado, o Caldas Country tem início neste fim de semana, em Caldas Novas. Durante os dois dias de shows, diversos expoentes da música Sertaneja – e até mesmo da música eletrônica, como o DJ belga Yvesv – subirão ao palco do esperado evento. Como todos os anos, uma grande quantidade de turistas é esperada na Cidade das Águas Quentes e, para garantir o bom andamento da atração e também a segurança dos moradores e visitantes, uma série de ações conjuntas começam a ser executadas a partir desta sexta-feira (14/11)

A prefeitura, em parceria com as polícias Militar e Civil, bem como com o Governo do Estado, divulgou, na tarde da última quinta (13), em reunião no gabinete do prefeito Evandro Magal (PP), os detalhes do planejamento para o Caldas Country deste ano. Durante a reunião de trabalho, as autoridades definiram como os órgãos públicos atuarão de forma conjunta durante o fim de semana. De acordo com a administração local, todos os serviços foram reforçados para recepcionar “com qualidade” os milhares de turistas que visitam o município nesta época do ano.

Reunião organizada pelo prefeito Evandro Magal (PP) - Foto: Thierry Reis / Secretária de Comunicação de Caldas Novas)

Reunião organizada pelo prefeito Evandro Magal (PP) (Foto: Thierry Reis / Secretária de Comunicação de Caldas Novas)

O prefeito informou que as secretarias municipais irão trabalhar em parceria para garantir total eficiência na prestação dos serviços públicos para moradores e turistas. “Todos os nossos departamentos e secretarias foram convocadas para realizar plantão. Esse é um evento de grande porte que a cidade recebe todos os anos, e nós estamos preparados para isso, porque realizamos um planejamento detalhado desde o início do ano”, assegurou ele.

Durante a reunião, foi anunciado que a prefeitura reforçou o estoque de medicamentos das unidades de saúde e da farmácia municipal, e também preparou uma escala especial de trabalho para os médicos, enfermeiros e servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalhará em regime de plantão. O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) também contará com uma escala especial de serviços para os paramédicos e socorristas.

Policiamento

Foto: Thierry Reis / Secretária de Comunicação de Caldas Novas

Foto: Thierry Reis / Secretária de Comunicação de Caldas Novas

A Polícia Militar realizará bloqueios em todas as entradas da cidade, com o objetivo de impedir a entrada de armas e drogas, relatou o Comandante da Polícia Militar Tenente Coronel Wesley Siqueira Borges. Na área urbana, será intensificado o policiamento, aumentado o número de abordagens, com a presença ostensiva das forças policias. O objetivo da ação não é inibir a diversão das pessoas: “a Polícia Militar realizará abordagens com máximo de profissionalismo e educação, recebendo bem os nossos turistas. Queremos impedir a ação dos criminosos, evitando danos para a sociedade”

Ao Jornal Opção Online o comandante afirmou que o número de polícias militares foi reduzido em relação ao ano passado. No entanto, os 3 mil homens que já estão a postos na cidade serão suficientes para manter o bom andamento do evento e a segurança dos cidadãos. “O efetivo é menor, mas com maior eficiência. Os policiais trabalharão 24 horas por dia – divididos em turnos”, explica. De acordo com ele, foram aumentadas as barreiras policiais, por meio da Policia Rodoviaria Estadual, e novidades também serão implantadas: “o sistema Detector – um radar fixo – vai identificar automaticamente veículos roubados e com documentação irregular”.

Outra novidade promovida pela PM é o número de blitze Balada Responsável, que será incrementado. “No ano passado, nós tivemos dois pontos ao mesmo tempo. Neste ano, serão cinco blitze ocorrendo em toda a cidade ao mesmo tempo”, relata o Tenente Coronel. “Esperamos uma redução de 30% de ocorrências reativas [crimes contra o patrimônio e a pessoa] em relação ao último ano. O evento deve correr sem maiores problemas”, finaliza ele.

Segundo Siqueira, um dos motivos para que o efetivo tenha sido reduzido é justamente a expectativa de um movimento menor. “Até agora, temos a informação de que apenas 60% das vagas de hoteis da cidade foram preenchidas”, justificou.

Já o titular da 6ª Delegacia Regional da Polícia Cívil, delegado Ricardo Torres Chueire, que vai comandar as ações durante o evento na cidade, explicou ao Jornal Opção Online que um dos focos será agilizar o trabalho da PM. “Trabalharemos para garantir que os policiais militares, ao conduzirem detidos às delegacias, possam voltar o mais rápido possível à ativa”, explicou. No entanto, a PC tem sua linha própria de ação: “também trabalharemos independentemente, desenvolvendo, inclusive, ações de investigação. Teremos um delegado e esquipes operacionais que vão trabalhar em campo (nas ruas), especialmente dedicados a investigar o narcotráfico e outros crimes graves”, relatou ele.

O delegado adiantou que serão dois delegados de plantão nesta sexta (14) e no domingo (16), mas que, no sábado (15) – dia de maior fluxo -, o efetivo contará com quatro, sendo três no prédio da delegacia e um realizando o trabalho de campo. “Esperamos um evento tranquilo, principalmente porque o feriado não é prolongado, como no último ano, que, além dos foliões do festival, outros turistas vieram à cidade para descansar”, finalizou Chueire.

Limpeza

A prefeitura de Caldas Novas confirmou que irá reforçar os serviços de limpeza urbana durante o evento. A Secretaria Municipal de Ação Urbana organizou uma operação para o Caldas Country, que contará com equipes trabalhando em horários alternativos. “Todos vão encontrar uma cidade limpa, organizada, e muito bem cuidada. A Cidade da Família está preparada para esse grande evento, que gera emprego e renda, e movimenta nossa economia”, declarou o prefeito Evandro Magal.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.