Vereadores propõem guarda armada e defesa pessoal em escolas para evitar novos ataques
11 abril 2023 às 19h07
COMPARTILHAR
Raphael Bezerra
Vereadores de Goiânia apresentaram três projetos de lei como resposta aos ataques e ameaças de atentados em escolas públicas da capital. Entre as medidas apontadas pelos parlamentares está a contratação de seguranças armados para as redes públicas e privadas e treinamentos de defesa pessoal para os estudantes. Outra proposta prevê ainda a obrigatoriedade da presença da Guarda Civil Metropolitana (GCM) em todas as escolas da cidade.
Willian Veloso (PL) e Gabriela Rodarte (PTB) defendem a contratação dos seguranças para as escolas. A vereadora propõe ainda o ensino de técnicas de defesa pessoal para os estudantes. Para o vereador Paulo Magalhães (UB) a presença da GCM aumentará a segurança nos estabelecimentos. Para isso, ele argumenta que há a necessidade de realização de mais concursos públicos e pagamento de horas extras aos servidores.
Diligências
O presidente da Comissão de Segurança Pública e Patrimonial da Câmara de Goiânia, vereador Anderson Sales – Bokão (Solidariedade), comunicou, durante a Sessão Ordinária, a realização de diligências em 357 unidades municipais de ensino. Membros do colegiado deverão visitar escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) na próxima semana.
Segundo o vereador, em razão de recentes ataques ocorridos em escolas do país, a Câmara precisa verificar protocolos de segurança vigentes nas unidades. “Após as diligências, vou me reunir com o comandante da Guarda Civil Metropolitana para que, juntos, possamos manter a proteção de nossas crianças e adolescentes. Esse é um momento de seguir protocolos para garantir a segurança nas unidades”, explica.
Ataque em Goiás
Três alunos ficaram feridos após um ataque, na manhã desta terça-feira, no Colégio Estadual Doutor Marco Aurélio, em Santa Tereza de Goiás, no norte do estado. Um estudante de 13 anos, suspeito de cometer a agressão, foi apreendido. As vítimas foram encaminhadas para hospitais da região.