Uma campanha da Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal de Goiânia realizou 25 ações e alcançou 2.783 pessoas no mês de março. Durante a terceira edição do projeto “Você não está sozinha” foram feitos 52 atendimentos diretos. No período, o órgão promoveu uma série de atividades voltadas à educação e direitos.

Os programas foram em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Segundo a presidente do colegiado, a vereadora Aava Santiago, o intuito é combater todos os tipos de violência contra a mulher.

“Ocupamos escolas, órgãos públicos, entidades, percorrendo Goiânia para promover a educação em direitos, tratar da violência contra a mulher como um sintoma de adoecimento coletivo, que só pode ser tratado com o envolvimento de homens e mulheres dedicados à construção de uma sociedade mais justa e menos desigual”, afirmou a parlamentar.

Para estar mais próximo da população, o trabalho da Ouvidoria foi itinerante. Quando nos postos de acolhidas foram disponibilizadas psicólogas e advogadas. Esses profissionais prestam os serviços gratuitamente.  Para isso, a Câmara conta com uma parceria com o Núcleo de Prática Jurídica da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e uma rede de voluntários.

Ouvidoria da Mulher

Para a coordenadora da Ouvidoria da Mulher, Maria Clara Dunck, as mulheres e adolescentes que sofrem qualquer tipo de violência “precisam saber da importância da denúncia, e para tanto, precisam se sentir acolhidas”. “Esse é o nosso papel: ouvir, acolher, aconselhar e encaminhar para os serviços necessários. Nossa meta é fazer da Ouvidoria Itinerante um projeto permanente”, acentua.

Butique Solidária

Em março também foi realizada a segunda edição da campanha de Arrecadação de Roupas para Butique Solidária. Os pontos de arrecadação estão distribuídos pela capital. “Estamos falando de mulheres que, ao romperem o relacionamento abusivo, tiveram que sair de suas casas usando apenas a roupa do corpo, levando apenas os filhos. Assim, toda doação é bem-vinda, toda peça, em bom estado de conservação, é um presente para o recomeço na vida dessas mulheres”, pontua Aava Santiago.

O lançamento aconteceu no Clube de Costura do Mega Moda Shopping. Na ocasião, as mulheres vítimas de agressões e assistidas pela Ouvidoria da Mulher receberam roupas novas. O momento foi marcado como de “autocuidado”, com maquiagem, cabeleireira, consultoria de estilo e fotos profissionais. Essa parceria foi com o Ouse Mix e Clube de Costura.