Pelo menos três denúncias de maus-tratos contra animais foram registradas por dia nos cinco primeiros meses de 2023 em Goiânia. No total, entre janeiro e maio, foram 500 registros ou 100 casos por mês.

Segundo a delegada Simelli Lemes, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), os dados são 30% maiores do que os registrados no mesmo período de 2022 quando, mensalmente, foram registradas 70 denúncias na especializada.

Entre os casos de maus-tratos está o caso da cachorrinha Luma, de 2 anos. Ela foi espancada até a morte por uma funcionária de um Pet Shop, em Goiânia, no dia 17 de junho. A Polícia Técnico Científica confirmou, nesta segunda-feira, 26, que a cachorrinha morreu após as agressões sofridas no estabelecimento.

A polícia chegou a conclusão do laudo após análise necroscópica do corpo do animal e das imagens de câmeras de segurança do local onde ocorreu as agressões. O caso é investigado pela Dema.

“Grande parte das ocorrências, cerca de 70%, são de omissão de cuidados. Muitas vezes as famílias em situação de vulnerabilidade social não possuem recursos financeiros para tratar o animal e isso, infelizmente, ocorre bastante. Os outros 30% são referentes a agressões físicas”, afirmou Simelli.

Caso Luma

Câmeras de segurança flagraram Luma sendo agredida enquanto tomava banho, por uma funcionária do Pet Shop. Após as agressões, Luma começou a apresentar sintomas neurológicos e foi encaminhada para o atendimento de emergência, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A tutora da cachorrinha, Josineuma Dantas, e a própria dona do estabelecimento procuraram a Polícia Civil (PC) para denunciar a funcionária. O Jornal Opção entrou em contato com a jovem denunciada para que ela se posicionasse, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

“Quando eu cheguei na clínica, a Luma não conseguia se mexer, estava com espasmos, não conseguia mexer os olhos e nem latir. Totalmente imobilizada, eu abracei ela e pedi perdão por ter levado ela lá”, contou a tutora.

Brasil

Um levantamento divulgado pelo Instituto Pet Brasil (IBP) em 2022, apontou que o Brasil possui quase 185 mil (184.960) animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de 400 organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores. Desse total, 177.562 (96%) são cães e 7.398 (4%) são gatos.

São classificados como animais em situação de abandono aqueles que foram resgatados por maus-tratos ou abandonados e que vivem por um determinado tempo sem dono definido.