Durante o Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), agendado para esta quarta-feira (1º), os artistas Carlos Drummond de Andrade e Candido Portinari serão recriados em uma conversa gerada por inteligência artificial. Neste evento, familiares dos artistas apresentarão leituras de cartas trocadas entre os dois renomados nomes, datadas das décadas de 1930 e 1940.

Na noite do dia 1º de novembro, Pedro Drummond, neto de Carlos e responsável pelos direitos autorais de sua obra, unirá forças em uma palestra com João Candido Portinari, filho de Portinari. Juntos, eles farão leituras e darão contexto às correspondências compartilhadas pelos artistas. Em um momento especial, Drummond e Portinari serão “revividos” em um vídeo produzido por inteligência artificial, lendo as próprias cartas.

O festival, sediado na cidade natal de Drummond, Itabira (MG), acontecerá de forma gratuita, ocupando o Centro Histórico de terça-feira, dia 31 de outubro, até domingo, dia 5 de novembro. O tema central do evento será “Arte, literatura e correspondências”, e contará com a presença de escritores convidados como Conceição Evaristo, Jeferson Tenório e Eliana Alves Cruz.

Leia também: