As tendências da internet chegam com força total quando aparecem, e você provavelmente já se deparou com a nova moda do chá de banana, que supostamente ajuda a emagrecer. Mas será que isso é verdade?

Infelizmente, verificamos que não, o chá de banana não emagrece. Ele pode aumentar o trânsito intestinal e a diurese, o que pode ajudar a reduzir o inchaço abdominal e dar a sensação de que você perdeu medidas e peso.

O lado positivo é que não há contraindicações nem evidências de que a bebida faça mal, mas não é recomendada para pessoas que tomam medicamentos diuréticos para controlar a pressão arterial.

O chá de banana é um excelente aliado para quem sofre de insônia e tensão pré-menstrual, já que contém triptofano, precursor da serotonina. No entanto, é importante ressaltar que seu uso deve ser contínuo e combinado com uma dieta saudável e exercícios físicos

Além disso, a própria fruta tem diversos benefícios por ser rica em potássio e fibras. Contribui para a saúde do coração, especialmente para pessoas com hipertensão, devido ao alto teor de potássio. Além disso, possui uma boa quantidade de fibras, que ajudam a regular a glicemia, aumentar a saciedade e estimular o trânsito intestinal.

O chá de banana pode ser feito com a casca ou a própria fruta, mas pode sobrar um pouco de ingrediente. Por isso, perguntamos à nutricionista o que pode ser feito com o excedente e como aproveitá-lo. A dica é preparar um bolo usando a fruta como base, uma vitamina de frutas ou até mesmo panquecas. Quanto à casca, pode-se preparar um refogado com molho de tomate e a casca de banana desfiada.

Aprenda a receita:

  • Ferva 500 ml de água.
  • Reduza o fogo.
  • Adicione 1 banana inteira.
  • Deixe ferver por 20 minutos.
  • Desligue o fogo.
  • Deixe em infusão por mais 5 minutos.
  • Retire a banana.
  • Consuma 250 ml a 300 ml do chá no período da tarde.

Lembre-se de higienizar bem a casca, a fruta submersa em solução de hipoclorito, sendo 1 litro de água para 2 colheres (sopa) de hipoclorito de sódio.

Leia mais: