Zika vírus pode ter sido transmitido por relação sexual
04 fevereiro 2016 às 09h50

COMPARTILHAR
Caso que foi noticiado nos Estados Unidos abre discussão sobre novas formas de contágio da doença
Foi registrado, nos Estados Unidos, o primeiro caso de infecção por zika vírus por meio de relações sexuais. O caso, noticiado na cidade de Dallas, no Texas, teria sido revelado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).
O paciente, que não teve o sexo revelado, foi infectado com o vírus “depois de ter mantido contato sexual com uma pessoa doente que havia regressado de um País onde o zika vírus está presente”, afirmou a autoridade local em comunicado.
No entanto, agências de notícias internacionais, como a Reuters, sugerem que não houve a confirmação por parte do governo norte-americano e que a preocupação do CDC é mesmo o mosquito transmissor do zika vírus.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, apesar do caso, “o impacto desse tipo de transmissão em saúde pública ainda não foi avaliado” e “de acordo com as evidências disponíveis, seria um mecanismo pouco frequente de propagação da doença”.
A forma de contágio mais comum de transmissão do zika vírus continua sendo pelo mosquito Aedes aegypti, informou o Ministério da Saúde em comunicado nesta semana. Segundo a pasta, há estudos sobre novas formas de contágio, como por meio de relações sexuais e aleitamento materno, mas não há nada confirmado.