Zé Carapô diz concordar com vetos parciais do Governo em matéria do Programa Emancipar
17 setembro 2019 às 18h13
COMPARTILHAR
Deputado afirma que ação preserva essência da matéria de sua autoria, retirando trechos inconstitucionais

O deputado estadual Zé Carapô (DC) afirmou nesta terça-feira, 17, que os vetos do Governo à matéria que estabelece a Política Estadual do Programa Emancipar, de sua autoria, não afetará o projeto. O parlamentar diz que após analisar os vetos, entendeu-os como compreensíveis, já que estavam em desacordo com a constituição.
“De forma muito tranquila eu fiquei curioso para saber o que tinha sido vetado, é fato, e quando eu fiz a análise das justificativas eu concordei com o veto parcial do governo e em pontos especifico; foi um veto técnico, alegando inconstitucionalidade”, explicou Carapô.
Entre os artigos vetados pela governadoria estava o direcionamento da secretaria a gerir o Programa, o que foi tido como inconstitucional já que essa decisão é de competência do Executivo estadual.
Apesar disso, o deputado reforça não ver problemas de vetos como os executados e diz que espera começar a trabalhar em cima do programa. “A primeira fase foi aprovada nessa Casa e o segundo desafio nosso é que ele rode dentro do Governo”, acrescentou o parlamentar.
Programa Emancipar
O programa estabelece serie de ações em apoio assistido aos agricultores familiares, incluindo toda cadeia produtiva por meio da concessão de linhas de crédito de produção, do acompanhamento familiar, da comercialização e do controle social, com a finalidade de promover a independência financeira de produtores rurais.
“Esse projeto vem para fortalecer a agricultura familiar, que é responsável por 1/3 do PIB do agronegócio”, comemorou Carapô, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).