A delegação do presidente chinês Xi Jinping, desalojou todos os hóspedes e moradores de um complexo hoteleiro em Brasília localizado ao lado do Palácio da Alvorada. Apenas um inquilino foi poupado: O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O hotel fica às margens do Lago Paranoá e é o espaço comercial mais próximo da residência oficial da presidência brasileira.

XI vai ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira, 20, no Alvorada. Depois de uma reunião bilateral, vai ocorrer uma declaração conjunta entre os dois chefes de estado. À noite, Lula vai oferecer um jantar com o presidente chinês no Palácio do Itamaraty.

Haddad mora no hotel desde que se mudou para Brasília, no final de 2022. Questionado sobre a razão de ter sido poupado do despejo temporário, Haddad brincou. “Xi é brother”.

De acordo com informações do jornal O Globo, a Embaixada da China no Brasil reservou o hotel inteiro entre os dias 18 e 21. O spa da unidade também será fechado. Todos os trabalhadores da unidade foram dispensados. Durante a estadia de Xi Jinping, os serviços serão realizados por funcionários contratados pelo governo chinês. Cerca de 400 suítes forma esvaziadas

Leia também:

Ciência explica barragem na China que estaria afetando rotação da Terra