Will Smith pode perder Oscar por ter dado tapa em Chris Rock?

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas possui um código de conduta rigoroso, que pode resultar em punição para o vencedor do prêmio de Melhor Ator

A cena que marcou a noite do Oscar 2022 até parece cinematográfica, mas, na verdade, se trata de uma agressão. O tapa que Will Smith deu em Chris Rock, após se irritar com uma piada feita com sua esposa, Jada Pinkett Smith, virou manchete em todos os jornais, e até se sobrepôs ao prêmio de Melhor Ator, conquistado pelo Will, pela atuação no filme ‘King Richard: Criando Campeã”.

A pergunta que tem pairado é se Will Smith pode perder a estatueta em razão da agressão.

Especialistas da indústria cinematográfica ouvido por jornais internacionais apontam que o ator pode sim perder o prêmio de Melhor Ator, em razão da agressão cometida durante a cerimônia.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que distribuiu prêmios no domingo no Dolby Theatre, em Los Angeles, tem um código de conduta extremamente rígido, que exige um código de conduta de convidados e premiados.

O código de conduta da Academia, lançado em 2017 após o escândalo de má conduta sexual que atingiu a indústria, enfatiza a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”. Na época, a CEO da AMPAS, Dawn Hudson, escreveu aos membros: “A adesão à Academia é um privilégio oferecido apenas a alguns poucos dentro da comunidade global de cineastas”.

A Academia não respondeu se pretende tomar medidas para punir Will Smith. Ontem, após o encerramento da cerimônia de premiação, a instituição disse não tolerar qualquer forma de violência.

Aos olhos da lei, Will Smith não enfrentará problemas — ao menos por enquanto. Em nota enviada à revista Variety, o Departamento de Polícia de Los Angeles disse que Chris Rock optou por não abrir um boletim de ocorrência, mas se colocou à disposição do comediante caso ele mude de ideia.

Entenda

Enquanto apresentava o prêmio de melhor documentário, Rock fez uma piada envolvendo a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith. Jada, que também é atriz, já disse publicamente que sofre de alopecia, uma doença que leva à perda de cabelo. Após a piada, Will Smith levantou de sua cadeira e se dirigiu ao palco, quando deu o tapa no rosto de Rock. Smith também teria dito duas vezes: “mantenha o nome da minha esposa fora de sua boca”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.