WhatsApp, Facebook e Instagram voltam a funcionar, após sete horas fora do ar

Falha, que teria acontecido nos servidores, gerou diversos memes no Twitter

Após enfrentarem sete horas de instabilidade, as redes sociais Facebook, WhatsApp e Instagram voltam a funcionar normalmente. Falha teria acontecido nos servidores. Especialistas ainda buscam determinar origem do problema.

Nesta segunda-feira, 4, um grupo de funcionários foi enviada ao centro de dados do Facebook, em Santa Clara, na Califórnia, para tentar reiniciar manualmente os servidores, segundo o New York Times. Eles descartam que a queda das redes sociais teriam sido em decorrência de um ataque cibernético, pois nenhum grupo de hackers conseguiria derrubar tantas redes socais ao mesmo tempo.

O que teria levado a uma das panes globais mais duradoras da história da internet, teria sido um problema com o DNS. O DNS registra os números (endereços de IP) associados aos “nomes de domínio”. Caso ele não consiga associar os números, ele não encontra a página, o destino o que gera a falha e a página fica indisponível. Esses números funcionariam como um GPS para os servidores.

Houve também uma série de reclamações de serviços de telefonia no Brasil, como Claro, Vivo, TIM e Oi!. Nos Estados Unidos, também houveram relatos de falhas em operadoras.

Em nota, o Facebook disse que: “Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.