Waldyr O’Dwyer, o Capitão da Indústria, morre aos 102 anos

O decano da Indústria iniciou negócios em Goiás na década de 40 na área de carnes e posteriormente, em 1960, tornou-se concessionário da Mercedez-Benz em Anápolis

O empresário participou da 2ª Guerra Mundial em campos de batalha italianos pela Força Expedicionária Brasileira | Foto: Alex Malheiros

Uma das figuras mais importantes da indústria goiana, o empresário Waldyr O’Dwyer, fundador do Grupo Anadiesel, morreu no sábado, 27, em Anápolis, aos 102 anos. O empresário participou desde os primeiros processos de industrialização de Goiás, com militância ativa no segmento, tendo sido o primeiro presidente da Fieg Regional Anápolis, fundador do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Anápolis, há mais de 40 anos.

Waldyr era capitão da reserva do Exército e integrou como voluntário a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial, nos anos 1940, atuando nos campos de batalha italianos. Nascido no Rio de Janeiro em 1916, Waldyr tem vida repleta de lutas pelo País e por Goiás. Após o conflito armado, foi transferido com seu batalhão para Ipameri (GO), onde construiu a primeira câmara frigorífica de Goiás.

Mudou-se para Anápolis na década de 60, onde se tornaria importante líder classista, ocupando vários cargos na Fieg. Sua história se confunde com a da industrialização do Estado, com valiosa contribuição para sua consolidação como uma das mais dinâmicas do País.

A vida empresarial havia sido iniciada ainda na década de 40, em Ipameri (GO), com as Indústrias Reunidas Santa Cruz, abastecendo com charque a Região Nordeste do País.

Após o ciclo na indústria de carne, Waldyr abraçou a oportunidade de ser concessionário da fabricante alemã Mercedes-Benz em Anápolis. No final de 2018, o empresário foi homenageado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás, que construiu sede própria da Fieg Anápolis e batizou com seu nome o novo prédio, que abriga também os seis sindicatos de indústrias com base no município.

 

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.