Segundo ele, projeto deve cortar superintendências executivas que tenham temas convergentes com secretarias

Vinicius Cirqueira pode ser relator do projeto da Reforma Administrativa do Governo
Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O deputado estadual Vinicius Cirqueira (Pros) pediu para ser o relator do projeto de Reforma Administrativa do Governo. Segundo ele, sua experiência deve contar como fator favorável para que o pedido seja atendido na Comissão Mista.

Sobre o projeto, o parlamentar adiantou que, entre outras coisas, a proposta deve excluir superintendências do Executivo. Isso, porque, haveriam algumas com temas que convergem com secretarias. “Não tem necessidade de ter uma superintendência da Educação se tem uma secretaria para isso por exemplo”, disse.

Objetivo

Ainda segundo ele, o texto deve vir com cortes que visam à desburocratização e economicidade. “Sabemos que esse é um dos maiores focos dessa gestão”, disse.

A matéria deve chegar à Casa até o fim desta quinta-feira, 2, e, assim, começa a tramitar na segunda-feira, 6. Nos bastidores, não parece que há pressa por parte da base ou do líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), para que o texto seja lido ainda nesta quinta.

Como adiantado pelo Jornal Opção, o Governo só esperava o desenrolar da PEC do orçamento impositivo para apresentar a proposta na Alego, para ter garantia de aprovação. Havia ainda no início da semana uma incerteza quanto à base, mas na terça o Executivo conseguiu articular um acordo em torno das emendas impositivas, com uma alíquota razoável para a base e para a oposição.