Vice de Zema, Eduardo Girão desembarca em Goiás para agenda política em Anápolis e Goiânia
14 agosto 2026 às 19h10

COMPARTILHAR
O senador Eduardo Girão (Novo-CE), candidato a vice-presidente na chapa do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), à Presidência da República, estará em Goiás nos dias 17 e 18 de agosto. A programação inclui encontros políticos, reuniões com integrantes do partido, entrevistas e agendas com movimentos ligados à defesa da vida.
A passagem pelo Estado deve marcar o início da movimentação de Girão em Goiás como parte da campanha para as eleições de 2026. No primeiro dia, 17 de agosto, o senador estará em Anápolis, onde terá reuniões com lideranças políticas. Depois, seguirá para Goiânia, onde participará de uma atividade com candidatos e dirigentes do Novo em Goiás.
Durante o encontro na capital, Girão deve apresentar aos integrantes do partido pautas que marcaram sua atuação no Senado. Entre os temas estão o combate à corrupção, críticas a decisões e medidas do Supremo Tribunal Federal (STF), oposição à expansão das apostas esportivas e dos jogos online e defesa da vida.
A agenda também será utilizada pelo partido para apresentar e mobilizar integrantes da legenda em torno da chapa formada por Zema e Girão. A composição reúne dois nomes do Novo: Zema como candidato a presidente e Girão como vice. Entre as bandeiras apresentadas pelo partido estão responsabilidade fiscal, liberdade econômica, combate à corrupção, redução do tamanho do Estado e defesa das liberdades individuais.
Agenda com movimentos pró-vida
No dia 18, a programação de Girão em Goiás será concentrada em encontros com organizações e movimentos que atuam na defesa da vida. Segundo a assessoria do senador, os compromissos devem abordar temas relacionados à proteção da mulher, da maternidade e do embrião, além da posição de Girão sobre a proteção da vida desde a concepção.
O senador também terá entrevistas e encontros com veículos de comunicação. A previsão é que ele fale sobre propostas para o país, o cenário político nacional e a formação do projeto do Novo para as eleições de 2026. A visita ocorre em um momento em que os partidos começam a ampliar a movimentação política de nomes que pretendem disputar a eleição presidencial.
Embora a campanha eleitoral ainda não tenha começado oficialmente, os pré-candidatos já realizam viagens, reuniões partidárias e contatos com grupos políticos em diferentes Estados. A escolha de Goiás para o início da agenda de Girão no Centro-Oeste é tratada pelo Novo como parte da estratégia de ampliar a presença da chapa presidencial na região.
O Estado também concentra atividades voltadas aos candidatos e dirigentes da legenda que devem participar das eleições de 2026. O presidente do Novo em Goiás, Alano Queiroz, afirmou que a visita pretende aproximar o senador dos integrantes do partido no Estado.
“Eduardo Girão chega a Goiás trazendo sua experiência de senador e uma trajetória marcada por pautas que têm grande conexão com aquilo que defendemos no Novo: combate à corrupção, responsabilidade, defesa das liberdades e defesa intransigente da vida”, declarou.
Segundo Queiroz, a presença do pré-candidato também faz parte da estratégia nacional da legenda. “A presença dele em Goiás, especialmente neste início da caminhada presidencial, demonstra a importância estratégica do Estado e do Centro-Oeste para o projeto nacional do partido”, afirmou.
A programação deve reunir candidatos, dirigentes partidários, lideranças políticas e representantes de organizações da sociedade civil. A agenda de Girão ocorre em meio à preparação dos partidos para as eleições de 2026, quando estarão em disputa os cargos de presidente, governador, senador e deputado federal e estadual. Os nomes e alianças ainda podem sofrer alterações até o período oficial de registro das candidaturas.
Leia também:


