Vereadora de Goiânia promove encontro sobre população em situação de rua
28 setembro 2023 às 14h34
COMPARTILHAR
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia, a vereadora Aava Santiago (PSDB), em parceria com a Escola do Legislativo e o SESMT, vai realizar na próxima sexta-feira, dia 29, o 7º Encontro do Grupo de Trabalho (GT) em Políticas Públicas. O tema será ‘População em Situação de Rua em Goiânia: a Política Nacional, suas Diretrizes e os Contrapontos com a Realidade Local’. O evento será realizado a partir de 9h, no Auditório Carlos Eurico, na Câmara Municipal de Goiânia.
Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, Goiânia apresentava cerca de 1,2 mil moradores em situação de rua, segundo censo realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criminalidade e Violência (Necrivi), da Universidade Federal de Goiás (UFG), mas esse número aumentou. Segundo a Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), a estimativa é que aproximadamente 2,5 mil pessoas estejam em situação de rua na capital.
De acordo com Aava, “essas pessoas precisam ser vistas, ouvidas, acolhidas”. “Reintegrá-las na cidadania é uma tarefa complexa que demanda o debate sério sobre o assunto, soluções eficientes e emergenciais e, acima de tudo, vontade política. Estamos diante de uma grave questão humanitária que exige o envolvimento de toda a sociedade civil e o Parlamento municipal está pronto a contribuir ”, comenta.
O evento será aberto ao público e contará com a presença do mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), Gustavo de Assis; do doutor em Sociologia pela UnB, Dijaci de Oliveira, e de representantes de instituições e movimentos sociais que atuam junto à população em situação de rua.
Interessados em participar do 7º Encontro do GT em Políticas Públicas podem se inscrever pelo link – https://docs.google.com/forms/d/1oe55qiH963TQi-rfRy5f8KePKnzo6RQt2P67paH-SH8/viewform?edit_requested=true&pli=1
Leia também:
“Não tiro meu nome do jogo”, diz Aava sobre possível candidatura à Prefeitura de Goiânia
“Não podemos esperar o Paço ter boa vontade para realizar o nosso trabalho”, diz Aava Santiago