Vereador apresenta projeto para obrigar prefeitura a divulgar maiores devedores
08 junho 2017 às 12h51

COMPARTILHAR
Para Romário Policarpo (PTC), sem saber quem está na lista, Câmara corre risco de beneficiar quem não paga seus impostos apenas para aguardar refinanciamento
O vereador Romário Policarpo (PTC) apresentou um projeto na Câmara de Vereadores para obrigar a Prefeitura de Goiânia a relacionar os 100 maiores devedores de impostos da cidade no Portal da Transparência. A proposta altera a Lei Municipal nº 9.262/2013 e, segundo o parlamentar, corrobora o que determina a Lei Federal nº 12.527/2011, que determina a divulgação de informações de interesse público.
[relacionadas artigos=”95552″]
Para Policarpo, a divulgação dessas informações estimularia o controle social, já que todos teriam acesso aos dados. A polêmica em torno do assunto envolve a aprovação de proposta da prefeitura para refinanciar a dívida (Refis) dos maiores devedores. Vereadores reclamam que não sabem quem será beneficiado e, por isso, correm risco de ajudar empresas e proprietários que não pagam seus impostos justamente para esperar melhores condições no Refis.
Ele ressaltou que entende a importância do projeto para a arrecadação da prefeitura, mas que, sem os nomes, a Câmara pode acabar concedendo o benefício a pessoas que estão cometendo irregularidades. “Pode ter pessoas inclusive envolvidas na Lava Jato e estamos dando o refinanciamento”, pontuou.
Segundo Policarpo, o próprio secretário de Finanças, Oseias Pacheco, que já disse que não divulgará a lista sem decisão judicial, é favorável à lei. O argumento de Oseias é de que estes devedores têm direito à sigilio fiscal e, por isso, seus nomes não podem ser tornados públicos.