Venda de sentenças no Judiciário do Tocantins é alvo de operação em Goiás, DF e outros três estados
23 agosto 2024 às 09h00
COMPARTILHAR
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira, 23, uma operação para apurar suspeita de crimes de corrupção ativa, exploração de prestígio, lavagem de dinheiro e organização criminosa no Judiciário do Tocantins.
LEIA TAMBÉM
Confira lista dos 42 investigados pela PF por desvio de recursos na compra de cestas básicas
As investigações apontaram um esquema de negociação para compra e venda de decisões e atos jurisdicionais, além de práticas voltadas à lavagem de dinheiro proveniente das atividades criminosas sob investigação.
Ao todo, a corporação cumpre dois mandados de prisão preventiva e 60 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. Entre os alvos estão os alvos estão advogados, servidores e membros do Poder Judiciário.
Segundo a PF, ainda foram determinadas medidas cautelares, como o afastamento de cargo público, o sequestro e a indisponibilidade de bens, direitos e valores dos envolvidos. O Jornal Opção tentou contato com a assessoria de comunicação do órgão via ligação para que se posicionasse, mas sem sucesso.