Veja locais em que Bolsonaro supera Lula nas pesquisas eleitorais

Lula (PT) e Bolsonaro (PL) lideram embate em resultados do Paraná Pesquisas; vantagem geral é de petista, mas atual presidente lidera em dois segmentos do eleitorado

Se as eleições de 2022 fossem realizadas hoje, Lula (PT) ganharia com 25,8% contra Jair Bolsonaro (PL) com 21,5%, de acordo com o Paraná Pesquisas. Sendo um estudo estratificado por sexo, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar e posição geográfica, Bolsonaro está a frente em alguma situações. Com isso, apesar do quadro geral, Bolsonaro ainda lidera segmentos, como algumas regiões do país, evangélicos e homens. No cenário 1 do estudo, Bolsonaro ganha de Lula para os eleitores do Norte e Centro-Oeste, onde a porcentagem para o atual presidente é de 34,9%. Já para Lula, nas regiões, a aprovação é de 34,3%. 

Os números são maiores para o eleitorado da Região Sul, onde Bolsonaro tem 39,5% das intenções de voto contra 26,6% de Lula. Outra vantagem que o atual chefe do Executivo tem é entre os evangélicos, em que fica com 44,3%, contra o petista com 29,4%. Por fim, outro segmento em que Bolsonaro aparece liderando é entre homens, dividido em 37% de aprovação para o eleitorado masculino do Brasil. Lula, entre os homens, fica com 35,4% das intenções de votos, mostra a pesquisa.

Atualmente, a diferença entre candidatos é de cerca de oito pontos percentuais. Mesmo que protagonismo seja dos dois candidatos, em um questionamento sobre um eventual segundo turno para presidente do Brasil, a pesquisa questionou quem o eleitorado votaria, sendo as opções Lula, Bolsonaro e Sérgio Moro. Entre apenas Moro e Lula, o cenário é de 45% para o ex-presidente e 28,1% para o ex-ministro. Já entre, Bolsonaro e Moro, a intenção de votos fica entre 37,7% contra 29,2%, respectivamente. 

Por fim, o estudo também avaliou a aprovação da administração do presidente Jair Bolsonaro. Ao perguntar ao eleitorado brasileiro como a administração do lider do Executivo está, entre ótima, boa, regular, ruim ou péssima, 28,1% respondeu como ótima(12,4%) e boa (15,7%). Contra este número, 47,0% dos brasileiros avaliaram com sendo uma gestão ruim (9,2%) e péssima (37,8%). Além disso, foi analisado, de maneira geral, como os entrevistados analisam o administração do presidente até o momento. Para 39,3% o governo de Jair Bolsonaro foi aprovado. Já 56% do eleitorado desaprova. No final das duas perguntas, 1,3% não sabe/ não opinou sobre a avaliação e 4,7% não se manifestaram sobre aprovação ou desaprovação. 

A pesquisa de Opinião Pública Nacional do instituto Paraná Pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira, 9. A amostra foi de 2020 eleitores e pesquisa foi feita entre os dias 3 e 8 de março em 164 municípios dos 26 estados mais o Distrito Federal. As entrevistas aconteceram de forma pessoal e presencial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.