Veja dicas para evitar discussões políticas durante as reuniões de família no final de ano

Em entrevista ao Jornal Opção, a consultora de etiqueta Evelyn Crosara dá dicas de como afastar debates que podem estragar as ceias de natal e ano novo

Foto: reprodução

Vivendo em um período de inegável polarização política, as reuniões de família do final de ano podem gerar desconforto em caso de discussões. De um lado defensores do presidente Jair Bolsonaro (PSL), do outro, defensores do ex-presidente Lula (PT), e agora?

Na busca por orientar seus leitores a como evitar o famoso climão, o Jornal Opção entrevistou a consultora de etiqueta e diretora da Escola Real Humanidades e Boas Maneiras, Evelyn Crosara, que dá dicas de como evitar constrangimentos na hora da ceia. Confira:

Devemos ter um filtro de assuntos durante as festas de final de ano? Existem restrições?

Estamos em clima de festas, confraternizações empresariais e familiares.  Devemos evitar todo e qualquer assunto polêmico, afinal o momento é de lazer, festejar e comemorar todas as conquistas do ano.

Evelyn Crosara trabalha desde 2015 pela propagação da etiqueta, boas maneiras, cortesia, elegância e gentileza social e corporativa | Foto: arquivo pessoal

Tomar uma posição é um problema? Ficar neutro é a solução?

Se você está conversando com pessoas sensatas e que respeitam a opinião alheia, pode sim se posicionar. Caso contrário, introduza outro assunto, desvie a conversa. Se não for possível, peça licença e mude de roda de conversa. Não é adequado criarmos uma discussão.

De que forma essa posição deve ser tomada para evitar o tumultuo?

Use sempre o bom senso. Conhecendo ou não as pessoas do grupo, não é o momento de gerar polêmicas, tumultos e discussões acaloradas. Se estiverem fazendo consumo de bebida alcoólica, melhor abordarem assuntos que não gerem discussões acaloradas.

Se o assunto começar a ser discutido, o que cabe fazer para amenizar um clima pesado?

Mudar o foco da conversa, convidar para se servirem dos petiscos, fazer uma referencia a um assunto que seja de agrado do grupo, ou mesmo pedir para que mudem de assunto, afinal, estamos nos confraternizando e não guerreando.

O clima pesou, em plena ceia de natal, 21h e o humor de toda a família está dos piores por conta de uma discussão sobre política. É possível fazer algo?

Política na Ceia de Natal? Não. Com muita gentileza, delicadeza e zelo, peça que mudem de assunto pois estão num encontro familiar, que todos respeitam a posição política e que essa discussão não vai aproxima-los. Não deixe a conversa chegar ao ponto de gerar um climão na família, encerre logo o assunto. O importante é que todos estão numa celebração feliz, com a família, amigos ou colegas de trabalho. Cada ambiente tem um assunto a ser abordado, política não é adequado. Vale lembrar que estamos confraternizando por um “Feliz Natal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.