Uso emergencial da vacina contra a Covid-19 é aprovado nos EUA

Com os EUA, cinco países aprovaram, até agora, o uso emergencial da vacina da Pfizer

Trump postou um vídeo agradecendo os cientistas | Foto: Reprodução

A agência de regulação de medicamentos dos Estados Unidos – Food and Drug Administration (FDA) aprovou, na noite da última sexta-feira, 11, o uso emergencial da vacina produzida pela Pfizer e BioNTech contra a Covid-19. Para a FDA, o imunizante da farmacêutica “atende aos critérios legais para emissão nos EUA”.

Com os EUA, cinco países aprovaram, até agora, o uso emergencial da vacina da Pfizer. O imunizante também foi liberado no Reino Unido, Canadá, Bahrein e México.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o atual presidente Donald J. Trump enalteceu a aprovação da vacina e agradeceu aos cientistas que viabilizaram a distribuição do imunizante nos EUA. “A primeira vacina será dada em menos de 24 horas. Por meio de nossa parceria com a FedEx e a UPS, já começamos a enviar a vacina para todos os estados e códigos postais do país”, ressaltou.

A FDA já havia confirmado no início da semana que a vacina experimental para a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica americana apresentou eficácia de 95% após a segunda dose, de acordo com os resultados da fase 3 dos testes clínicos.

Já no Brasil, embora o ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, tenha dito que a aprovação de um imunizante levaria 60 dias para passar pelas etapas de análise da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), a expectativa dos especialistas é que o resultado da FDA facilite o processo de aprovação também em Brasília.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.