Uso de tecnologia torna contadores ainda mais essenciais na Gestão Pública

O Dia do Contador é comemorado hoje, e os profissionais do setor público conquistaram maior importância com a evolução tecnológica

Nesta quarta-feira, 22, é o Dia do Contador, e graças à evolução tecnológica, que possibilitou a criação de softwares para auxiliar contadores públicos e a atualização momentânea de informações contábeis, os contadores públicos estão se tornando cada vez mais essenciais para a tomada de decisões na gestão pública, graças à “nova forma de se fazer contabilidade, associada à tecnologia”.

O sócio fundador e presidente da Megasoft Informática, Daniel Martins, foi um dos precursores na criação de programas para atender a gestão pública e facilitar o trabalho do contador público. Antes, esse trabalho era feito manualmente e, hoje, a partir do surgimento dos primeiros sistemas de Contabilidade Pública, o contador passou a integrar a tecnologia, desde o registro de atos contábeis, até a prestação de contas junto aos órgãos fiscalizadores.
Essa modernização, de acordo com o representante do Conselho Federal de Contabilidade no Estado do Tocantins Sebastião, fez com que o trabalho do profissional de contabilidade exigisse uma atualização ainda maior porque ele precisa atualizar o seu conhecimento sobre contabilidade, norma de prestação de contas, normas da gestão pública, interpretação das legislações vigentes e, também, de um conhecimento de Tecnologia da Informação (TI), porque a tecnologia já faz parte do seu trabalho.

“De 35 anos que atuo na área contábil, sempre foi necessário a atualização do conhecimento do profissional contábil, mas nunca se precisou tanto de atualizar o conhecimento dos contadores como agora, quando a atualização se tornou constante. Hoje o contador é mais útil do que no passado”, destacou o conselheiro Sebastião Célio.

Evolução Constante
Segundo o presidente da Megasoft, a atualização é constante porque contadores já perceberam várias evoluções nos diversos sistemas que atendem às prefeituras. Isso porque, hoje, é possível integrar muitas outras áreas da gestão pública e trazer o contador para o dia-a-dia da administração pública, porque sempre há recursos entrando e saindo dos cofres públicos, e é necessário acompanhar tudo,

“A tecnologia revolucionou o trabalho contábil, que antes era manual, mas agora conta com tecnologias para facilitar a vida dos trabalhadores desta classe com a qual a gente tem um contato bastante estreito”, destacou o sócio fundador da Megasoft.

No passado, o contador era reconhecido e lembrado somente para a prestação de contas. Hoje, com a tecnologia, ele se tornou essencial para o dia-a-dia, para a tomada de decisão dos gestores.

“Tudo isso aconteceu graças à atualização dos softwares que hoje permitem uma atualização constante e momentânea, alinhando-se à nova forma de fazer contabilidade”, lembra o conselheiro federal Célio Castro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.