Atenção estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), esta é a última semana para fazer o seu pedido de renegociação da dívida. Os descontos podem chegar a 99% para os alunos que estão no Cadastro Único ou que foram beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021, e 77% para os demais inadimplentes do programa. Os descontos abrangem o valor total da dívida, mais juros e encargos pelo atraso.

O pedido da renegociação pode ser feito por intermédio do Aplicativo FIES Caixa, opção “Renegociação”, e pelo Sistema de Financiamento Estudantil, endereço http://sifesweb.caixa.gov.br, no menu -, “contrato FIES”, e então, renegociação 2022. No entanto, é bom ficar atento, pois o procedimento poderá ser realizado apenas em dias úteis, das 9h às 19h, e o prazo máximo vai até o dia 31/12/2022.

Outro fator importante, que deve ser levado em consideração, é que a lei sancionada pelo governo contempla os estudantes com débitos em contratos firmados até o segundo semestre de 2017.  O FIES é um programa criado em 1999 por meio do qual o governo federal paga as mensalidades de estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior. Por se tratar de um financiamento, o estudante precisa quitar a dívida posteriormente.

Caso o aluno não cumpra com as regras da nova lei, cometa fraude, simulação ou dolo, ou até mesmo deixe de pagar até três parcelas, o mesmo será excluído da transação. Segundo o governo, o saldo total dos devedores é de R$ 106,9 bilhões perante os agentes financeiros, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. A taxa de inadimplência desses contratos em atraso de mais de 90 dias gira em torno de 48,8%, somando R$ 7,3 bilhões.

Cilas Gontijo é estagiário do curso de Jornalismo da Faculdade Araguaia sob a supervisão do jornalista PH Motta.