A Romaria ao Divino Pai Eterno reuniu mais de 3,6 milhões de devotos ao longo dos 10 dias de festividades. A procissão das velas encerrou o evento na noite de domingo, 2, e reuniu milhares de fiéis para a missa campal. No último final de semana, a Rodovia dos Romeiros e o centro da cidade ficaram lotadas.

Os dados foram apresentados durante a reunião da Sala de Gestão Integrada. “Trindade acolheu, deu segurança, permaneceu limpa, entregou serviços de qualidade a todos os fiéis que passaram por aqui durante esses 10 dias”, destaca Marden Júnior.

Secretário de Comunicação de Trindade, Rodrigo Bueno, Prefeito Marden Junior e padre Sidney Martins fazem balanço da Romaria 2023 | Foto: Reprodução/Prefeitura de Trindade

Saúde e segurança

A Polícia Civil registrou uma média de 16 ocorrências por dia relacionadas a fiéis que se perderam de amigos ou familiares, mas todas resolvidas em pouco tempo.

O balanço da Polícia Militar também evidencia poucos registros em face do volume de romeiros na cidade, conforme destaca o subcomandante do 16º Comando Regional da PM, Coronel Gomes.

O Corpo de Bombeiros, durante os 10 dias de festa, registrou 130 atendimentos, sem qualquer óbito ou crimes violentos, somente serviços referentes ao auxílio à saúde de romeiros, que eram encaminhados para os postos montados pela Prefeitura de Trindade. As informações são do tenente-coronel David Augusto, comandante do 15º Batalhão.

O prefeito afirma que Trindade teve o maior reconhecimento por parte do Governo Federal, que enviou ao município dois dos mais importantes ministros: Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). “Eles deixaram marcas, mas levaram também marcas profundas de um povo de fé e devoção”, pontua.

O trabalho, agora, é iniciar os preparativos para a Romaria 2024, conforme aponta o prefeito. “Cumprimos nossa missão de servir ao nosso povo, aos nossos romeiros. Fica o compromisso de, no ano que vem, fazer mais e melhor”, pontua.

A Igreja Católica foi representada pelo prefeito do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Sidney Martins. Ele agradeceu a todos que colaboraram para que a romaria fosse realizada com tranquilidade. “Nossa preocupação é sempre acolher bem os peregrinos, e tivemos a parceria com o poder público por meio da Prefeitura de Trindade e do Governo do Estado”, afirma.

“A igreja não tem condições de fazer todo esse trabalho e tivemos a graça de contar com essa parceria, e pudemos caminhar juntos. Os romeiros encontraram, aqui, um lugar limpo, seguro e onde puderam fazer suas experiências de fé”, conclui padre Sidney.

Sala de Gestão Integrada

Participam da Sala de Gestão Integrada os seguintes representantes: polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Trindade (secretarias de Saúde; Assistência Social; Comunicação; Habitação, Planejamento urbano e Regulação Fundiária; Fazenda; Turismo e Cultura; Segurança Pública; Casa Civil, Planejamento e Gestão; Meio Ambiente; superintendente de Controle de Gastos Públicos; coordenador de Eventos; chefe de Gabinete; presidente do Conselho Municipal de Turismo), Igreja Católica (Igreja Matriz do Divino Pai Eterno; Santuário Basílica do Divino Pai Eterno) e diretoria geral do Hetrin.

Procissão das velas e encerramento

Em sua homilia, o arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros, destacou a preservação do meio ambiente, partilha de alimentos, paz e uso racional da Internet.

O prefeito Marden Júnior, em meio a centenas de fiéis, seguiu, acompanhado da família, na procissão luminosa da Igreja Matriz até a Praça Dom Antônio Ribeiro, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Lá outras centenas de romeiros aguardavam a chegada do carro andor, enfeitado com flores a conduzir a imagem do Divino Pai Eterno.

O prefeito de Trindade Marden Júnior durante a última missa da Romaria 2023 | Foto: Reprodução

Após 10 dias de romaria, o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins, agradeceu a todos que contribuíram para a realização da maior manifestação religiosa do Centro-Oeste brasileiro.

Padre Marco Aurélio citou a importância da Prefeitura de Trindade. “Dia especial de encerramento da romaria para todos os fiéis e para nós que organizamos esse grande encontro. Foram muitas mãos solidárias que ajudaram de diversas formas como doares individuais, empresas e instituições públicas, como o Governo de Goiás”, afirma.

Padre Marco Aurélio comemorou a força da Romaria 2023 | Foto: Divulgação

“Mas, agradeço agora, de forma particular, a prefeitura de Trindade, ao prefeito Marden Júnior e ao secretariado que não mediram esforços para oferecer o melhor aos romeiros nos diversos lugares dessa cidade”, destaca padre Marco Aurélio.

Ao fim da celebração, o prefeito Marden Júnior já planeja o evento do próximo ano. “Agradecemos ao Pai Eterno por toda sabedoria que nos deu durante todo esse tempo para organizar a Romaria 2023. Que venha a próxima romaria, e que seja ainda melhor que essa”, afirma.

“Sentimos um calor imenso do nosso povo. Se estamos aqui é para isso, servir à população. Estamos para cumprir missões. Que venha a Romaria 2024”, destaca o prefeito.

Assim como em todos os dias da romaria, na missa de encerramento fiéis de diferentes partes do Brasil estavam na praça para louvar o Pai Eterno. A dona Josefa Luciana veio da Bahia em março para cuidar de uma sobrinha, em Trindade, mas decidiu ficar até a romaria. “Nunca tinha visto tanta coisa bonita. Quero voltar”, diz.

Romeiros em devoção ao Divino Pai Eterno | Foto: Reprodução/Prefeitura de Trindade