Tribunal Superior Eleitoral julga favorável recurso de prefeito de Iporá
19 dezembro 2020 às 13h39

COMPARTILHAR
Decisão do Ministro Luis Felipe Salomão reconduziu Naçoitan Leite, reeleito na última eleição, ao cargo de prefeito de Iporá

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgou favorável o recurso de Naçoitan Leite, prefeito de Iporá pelo PSDB. Naçoitan foi acusado de abuso de poder econômico e gastos ilícitos de recursos na campanha, durante o pleito de 2016. Segundo a acusação, a chapa do prefeito teria utilizado um helicóptero para lançar panfletos contra um adversário. Devido a essas acusações, o gestor havia sido afastado do cargo em novembro, após votação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Nas últimas eleições, Naçoitan foi novamente candidato e saiu vencedor do pleito. Após a sentença do TRE, os advogados do prefeito entraram com recurso no TSE. A instância superior da Justiça Eleitoral considerou Naçoitan inocente.
Em sua decisão, o Ministro Luis Felipe Salomão aplicou efeito suspensivo para a chapa de Naçoitan. O Ministro considerou que não houve abuso de poder econômico e que os panfletos possuíam conteúdo de “crítica política” a vida pregressa do candidato que estampava os santinhos. Segundo Luis Felipe Salomão, a situação não ultrapassou a barreira da propaganda irregular.
Com a decisão favorável, o prefeito foi reconduzido ao cargo de prefeito do município. Além disso, a sentença solicitou que fosse suspensa a liminar que tornava Naçoitan inelegível, pois no sistema do TSE constava como registro indeferido de candidatura.