O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realiza neste domingo, 2, pesquisa de satisfação do eleitor com o objetivo de mensurar o grau de satisfação do eleitor em relação aos diversos serviços prestados pela Justiça Eleitoral. A pesquisa será realizada em oito municípios, com previsão de coletar 1.534 entrevistas em 24 locais de votação em todas as regiões do Estado.

O questionário contempla avaliação acerca da percepção da qualidade geral dos serviços prestados nos locais de votação, com análise de atributos como confiança no trabalho realizado pela Justiça Eleitoral e na urna eletrônica, transparência, segurança, agilidade e, ainda, conhecimento sobre o papel da Justiça Eleitoral. 

Conforme destaca o assessor de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade, José Paiva, a pesquisa tem por objetivo aferir a conformidade da Justiça Eleitoral com os requisitos de qualidade, nos termos da Norma NBR ISO 9001:2015, na qual o Sistema de Gestão da Qualidade do TRE-TO é certificado desde 2005. “Avaliar a satisfação dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral é fator preponderante e fundamental para subsidiar o processo decisório da liderança da organização, visto que as decisões passam a ser fundamentadas na impressão explícita dos usuários de seus serviços, e não somente nos conceitos advindos de percepções internas”, disse. “Portanto, a pesquisa de satisfação constitui-se em importante canal entre a instituição e o cidadão-usuário. Além disso, o monitoramento da satisfação dos clientes é fator crítico para a consecução dos objetivos estratégicos e da qualidade consignados no planejamento estratégico do Tribunal”, complementou o assessor.

As atividades serão realizadas por equipes da empresa Metanálise Estatística, devidamente identificadas com camisetas e crachá personalizado. Os questionários serão aplicados em 24 locais de votação, localizados nos municípios de Palmas, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis, Dianópolis, Goiatins, Alvorada e Araguacema.