TRE cassa mandato de prefeito e vice do município de Mimoso, no interior de Goiás

Eles também serão impedidos de participar de eleições por oito anos

Foto: reprodução

Em decisão unânime proferida nesta quinta-feira, 30, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) cassou o mandato do prefeito de Mimoso, Genivaldo Gonçalves dos Reis e do vice-prefeito Manoel Ubaldino de Freitas. Ambos são acusados pelos crimes de abuso de poder econômico, captação e utilização de recursos ilícitos.

O processo contra Genivaldo e Manoel foi iniciado em 2017, quando a Justiça determinou a suspensão dos direitos políticos por indícios dos crimes. Na época, a defesa do prefeito e do vice recorreu da sentença judicial e a chapa permaneceu no cargo.

Em uma nova decisão, proferida em 23 de março de 2018, Genivaldo e Manoel foram novamente condenados. De acordo com a juíza eleitoral Luciana Vidal Kredens, o prefeito e o vice teriam simulado arrecadação de recursos, contratado veículos por ‘caixa 2’ e omitido gastos. Novamente a defesa recorreu e o caso foi para o TRE.

Comprovações

Entre as provas usadas pelo tribunal estão ligações telefônicas que mostram o Nivaldo negociando valores. O empresário José Tatico, chamado de Tatico, teria financiado ilegalmente a campanha eleitoral por meio de caixa 2. Após a decisão do TRE, além da perda do mandato, serão impedidos de participar de eleições por oito anos.

Em parecer, o relator do processo, juiz Luciano Hanna, aponta que o financiamento era feito com apoio de Santina Gonçalves, pessoa de confiança de Tatico, que intermediava a entrega do recurso para diversas pessoas vinculadas à campanha eleitoral.

“Embora tenha ficado comprovado nos autos que o senhor José Tatico realizou doações para a campanha eleitoral do então candidato Genivaldo, estas não foram escrituradas oficialmente, já que nenhum candidato no município de Mimoso de Goiás informou ter recebido doação de Tatico nas eleições de 2016”, ressaltou Hanna.

O Jornal Opção tentou contato com a defesa de Genivaldo e Manoel e aguarda retorno das ligações.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.