TRE acata liminar do TSE e Gabriela Rodart volta a Câmara Municipal
27 março 2023 às 19h16
COMPARTILHAR
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para reconduzir a ex-vereadora Gabriela Rodart, do DC, ao cargo. Na decisão, o desembargador Itaney Francisco esclarece que a política deve voltar à Câmara até o julgamento final do caso.
Em ofício enviado está segunda-feira, 27, a Câmara Municipal de Goiânia, o desembargador endossa que a vaga deve ser devolvida para Rodart. “Por oportuno, esclareço que a referida ordem foi proferida em sede de liminar, firmada pelo insigne Ministro, membro da Corte Eleitoral Superior, o qual determinou a manutenção ou recondução, caso já tenha sido afastada da vereadora Gabriela Lopes Rodart, ao exercício do mandato popular, até o momento final do caso”, escreveu.
O juiz entendeu que não houve motivo para caçar o mandato por infidelidade partidária ao Democracia Cristã. Rodart deixou o parlamento no final de fevereiro.
Com o retorno da parlamentar, Márcio do Carmo, do DC, terá que deixar o cargo. Ele ocupa a cadeira há menos de um mês. Na Câmara, o partido possui duas cadeiras.
Os titulares são Wellington Bessa, vereador licenciado que comanda a Secretaria de Educação de Goiânia; e Gabriela Rodart. A vaga de Bessa é ocupada pelo suplente Raphael da Saúde, que é presidente do DC em Goiás.