Todos os adultos acima de 18 anos receberão a dose reforço em 2022

O Ministério da Saúde diminuiu o tempo necessário para receber a dose extra de seis meses para cinco meses

Nesta terça-feira, 16, o Ministério da Saúde divulgou que além dos idosos e profissionais de saúde, todos os adultos acima de 18 anos também receberão a dose reforço da vacina contra o Covid-19 em 2022. O tempo para receber a terceira aplicação diminuíra de seis para cinco meses.

“Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, disse Marcelo Queiroga, ministro da Saúde.

Queiroga também reiterou que não haverá calendário por faixa etária para a dose extra. “Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”, disse o ministro.

O Ministério também aconselhou que a marca da vacina extra seja diferente das outras duas doses. “É preferencial que a dose adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer, mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma”.

Com essa mudança, isso significa que 158 milhões de brasileiros devem receber a dose reforço no próximo ano. Neste ano, a previsão é que 12,5 milhões de pessoas recebam a dose extra.

No Brasil, cerca de 59% da população já está com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses contra o Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.