Todas as Capitais brasileiras elegeram vereadoras em 2020
16 novembro 2020 às 15h22

COMPARTILHAR
Apesar de novos nomes na Câmara, Goiânia manteve o número de vereadoras eleitas em 2016

De acordo com os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todas as Capitais brasileiras elegeram ao menos uma mulher para as Câmaras Municipais. Vale lembrar que o número total de vereadores para cada município é diferenciado, conforme as necessidades dos mesmos.
Proporcionalmente, Porto Alegre (RS) foi a Capital com mais representatividade feminina, com 11 vereadoras para 36 cargos (o equivalente a 30,55%). Já a cidade que teve o menor índice foi João Pessoa. A Capital da Paraíba teve apenas uma mulher eleita vereadora para 27 vagas, totalizando 3,7% do total.
Houve também capitais onde uma mulher foi a líder de votações entre os vereadores: Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Rio Branco.
Situação goianiense
A Capital de Goiás ficou longe do pódio nessa disputa eleitoral. Goiânia ficou em 18º lugar proporcionalmente, com 5 mulheres eleitas vereadoras para 35 lugares na Câmara Municipal, o equivalente a 14,28%.
O número total é o mesmo das eleições municipais de 2016, embora novos nomes tenham aparecido entre as vereadoras. Leia Klébia (PSC) e Sabrina Garcez (PSD) foram reeleitas, enquanto Aava Santiago (PSDB), Gabriela Rodart (DC) e Luciula do Recanto (PSD) são nomes novos na Câmara. Luciula, inclusive, foi a única mulher a ficar entre os três primeiros mais bem votados em Goiânia no ano de 2020, com 5.982 votos.