Acervo da 9ª Vara de Criminal deverá ser redistribuído entre unidades judiciárias criminais com competência para crimes punidos com reclusão

Tribunal de Justiça de Goiás | Foto: Divulgação

[relacionadas artigos=”228671″]

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) elaborou uma minuta de resolução que modifica a competência da 9ª Vara Criminal de Goiânia. Intitulado Vara de Custódia, Medidas Cautelares e das Garantias da Comarca de Goiânia, o órgão vai passar a atuar no processamento das medidas sob responsabilidade do juízo das garantias, de acordo com a Lei Federal n° 13.964/2019.

Dessa forma, as Varas Criminais de Goiânia com competência para crimes punidos com reclusão passam a ter competência concorrente para crimes punidos com detenção e as Varas Criminais dos crimes punidos com reclusão passam a ser denominadas Varas Criminais (crimes punidos com reclusão e detenção).

Segundo o documento, a Vara do Juízo das Garantias vai realizar audiências de custódia na jurisdição de Goiânia, exceto por processos de competência do Tribunal do Júri e casos de violência doméstica e familiar. Além disso, o acervo da 9ª Vara de Criminal deverá ser redistribuído entre as unidades judiciárias criminais com competência para crimes punidos com reclusão de Goiânia.