Terapia Canábica pode ser utilizada no tratamento odontológico sem riscos para a saúde do paciente, diz especialista

“A Cannabis possui  um excelente resultado naquelas doenças que geralmente são sistêmicas”, aponta Dra. Endy Lacet

Maconha cultivada para uso medicinal | Foto: Filipe Suzin Instagram / Reprodução

O canabidiol é um dos princípios ativos da Cannabis sativa, nome científico da maconha. Compõe até 40% dos extratos da planta e pode ser usado como medicamento para diversas doenças, que variam de epilepsia severa a fibromialgia. Ao Jornal Opção a cirurgiã dentista, diretora técnica da Soucannabis, prescritora cannabica e terapeuta canabinoide, pós graduada em Cannabis Medicinal, palestrante e pesquisadora da terapia canabinoide desde 2015, Dra.  Endy Lacet explica como isso pode auxiliar os pacientes que buscam tratamento odontológico.

Além disso,  Endy Lacet é pioneira na aplicação da medicina Canabinoide em Odontologia e ex-diretora Administrativa da ABRACE Esperança, e  destaca que muitas pessoas não conhecem o uso medicinal atuando no sistema nervoso central, sendo útil no tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como esclerose múltipla, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade, por exemplo.

“Através da minha experiência vista no cuidado desses pacientes e conhecendo as propriedades terapêuticas que a Cannabis tem, eu relacionei com as patologias odontológicas que também precisam das propriedades terapêuticas que a Cannabis possui”, explica.

“Já existe bastante embasamento científico, estudos, pesquisas e artigos. Esses estudos não são direcionados para a área odontológica, mas muito deles são para estudo de propriedades terapêuticas que a Cannabis possui e que tem um excelente resultado naquelas doenças que geralmente são sistêmicas, que elas não são da boca, são doenças do corpo, do organismo”, pontua a especialista.

Prescrição

Em relação a prescrição da Cannabis fica restrito aos especialistas. Os médicos prescritores deverão ser previamente cadastrados em plataforma online criada pelo Conselho Federal de Medicina. A Dra. Endy Lacet ressalta que na área odontológica existem patologias que podem ser tratadas com o medicamento fitoterápico, por exemplo a gengivite  que é uma inflamação na gengiva, por conta de seu efeito analgésico e anti-inflamatório.

“Eu consigo tratar essa doença usando a propriedade terapêutica. Compete ao cirurgião dentista aplicar formulações farmacêuticas de uso interno ou externo dentro dos parâmetros odontológicos, ou seja, se for para tratar um patologia adquirida eu posso prescrever, por exemplo, um bruxismo, uma dor oro facial. Pode se utilizar também no pré-tratamento com pacientes autistas. Costuma-se usar esse pré-tratamento para que no dia da consulta ou para o tratamento em si, o paciente esteja mais tranquilo e isso é muito importante”, explica.

Para adquirir o medicamento a base da Cannabis, o paciente após passar pela consulta médica e de posse da receita, deverá preencher o formulário disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e apresentar a receita médica.

“Depende de onde o paciente vai adquirir o produto, ser for importado o profissional vai fazer o relatório, medida preventiva, fazer restrição da entrada na Anvisa colocar autorização e todo o processo burocrático, o cirurgião dentista consegue fazer isso. Mas, se o profissional quiser fazer o tratamento com medicamento nacional ele pode fazer prescrição simples, geralmente as associações que recebem as pessoas que fazem esse tratamento pedem documentos pessoais, laudo e documento de prescrição. Aqui no Brasil é fácil encontrar, para exportar demora mais e o valor é maior. Os nacionais, além de ser mais fácil de conseguirem eles são mais em conta e a eficácia é a mesma”, detalha a médica e especialista.

Quebra de paradigmas

Para a especialista, o primeiro passo para quem quer aprender ou saber mais sobre o assunto é primeiramente quebrar o preconceito. “Aprender que é uma planta como qualquer outra, e, o que tem no nosso corpo que se comunica com a planta e a partir disso a gente consegue direcionar o tratamento. O tratamento realmente é personalizado, cada organismo é diferente. Não tem uma dosagem fixa, é um tratamento individualizado. Por isso é tão importante ter uma base boa de conhecimento”, salienta Endy Lacet.

A cirurgiã dentista afirma que o tratamento com uso da Cannabis não apresenta risco. “A Cannabis é 100% biocompatível, ou seja, nós produzimos uma Cannabis interna ela se chama endocanabinóide, que são substâncias que o nosso organismo produz. Quando elas estão no nosso organismo elas fazem a mesma função e por isso não corremos riscos quando entramos com a medicina canabinóide, pelo contrario o nosso organismo volta a funcionar, quando nosso corpo está com todas as funções fisiologias em equilíbrio”.

Regulamentação em Goiânia

A cirurgiã dentista, diretora técnica da Soucannabis, e prescritora cannabica, Endy Lacet avalia a discussão sobre a liberação e distribuição para uso medicinal em Goiânia, que está em discussão na Câmara Municipal como um grande avanço. O Projeto é de autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), e prevê a distribuição gratuita dos medicamentos prescritos à base de Canabidiol (CBD) ou Tetrahidrocanabinol (THC) por parte das unidades da rede pública e privada de saúde.

“Esse avanço deve acontecer , porque a quantidade de pacientes que hoje estão doentes e estão sofrendo em hospital é muito grande. A luta não é somente das associações, mas, também da parte política isso é muito importante, quando não se tem esse apoio é mais difícil e aqui temos esse apoio”, analisa Endy Lacet.

“Aqui em Goiás a conversa tem sido muito aberta e isso tem trago um passo muito importante para evolução na regulamentação, porque o que pedimos não é a liberação, mas sim uma regulamentação para que as pessoas que realmente precisam possam ter acesso”, conclui.

Uma resposta para “Terapia Canábica pode ser utilizada no tratamento odontológico sem riscos para a saúde do paciente, diz especialista”

  1. Avatar Tadeu lucena disse:

    Muito boa e esclarecedora, aborda varios temas, com linguagem simples e esclarecedora.
    Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.