Temer troca Osmar Serraglio por Torquato Jardim no Ministério da Justiça

Peemedebista, no entanto, pode permanecer no governo para evitar que seu suplente na Câmara, Rocha Loures, flagrado recebendo propina da JBS, perca o foro privilegiado

Ainda não foi divulgado quem assume lugar de Torquato na Transparência. Agora, Serraglio deve ir para o Ministério da Cultura | Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Michel Temer (PMDB) anunciou, neste domingo (28/5), que o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) não seguirá no comando do Ministério da Justiça. No seu lugar, foi anunciado que assume o atual ministro da Transparência, Torquato Jardim. A mudança foi oficializada em nota oficial do governo, que agradece a atuação de Serraglio e diz que espera continuar contando com ele em outras atividades.

Serraglio, no entanto, não deve ficar fora da equipe de Temer, já que, como ele volta à Câmara dos Deputados, o também deputado Rocha Loures (PMDB-PR), flagrado recebendo R$ 500 mil em propina da JBS, perde o cargo.

Para evitar que isso aconteça e que, ao voltar à suplência, Loures perca o foro privilegiado, Temer pode colocar Serraglio no Ministério da Cultura, vago desde a saída de Roberto Freire. Atualmente, Loures está afastado do mandato por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

Apesar de o governo não confirmar o motivo, a demissão de Serraglio é avaliada como uma resposta do governo às críticas de que ele não reagiu a episódios de violência no país e também pode ser uma antecipação à possível citação de seu nome em uma eventual delação premiada do fiscal agropecuário Daniel Gonçalves, suspeito de liderar o esquema investigado na Operação Carne Fraca.

Em grampo da Polícia Federal, Osmar já foi gravado chamando Daniel de “grande chefe” quando ligou para ele tentando obter informações sobre frigorífico no Paraná. Ainda não há informações sobre quem irá suceder Torquato na Transparência.

Confira a nota do governo:

O Presidente da República decidiu, na tarde de hoje, nomear para o Ministério da Justiça e Segurança Pública o Professor Torquato Jardim. Ao anunciar o nome do novo Ministro, o Presidente Michel Temer agradece o empenho e o trabalho realizado pelo Deputado Osmar Serraglio à frente do Ministério, com cuja colaboração tenciona contar a partir de agora em outras atividades em favor do Brasil.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.